Pronatec: cursos gratuitos em Salvador em 2014

links patrocinados

Pronatec: cursos gratuitos em Salvador em 2014

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, ou simplesmente Pronatec, é um programa criado em 2011 pelo Governo Federal, com o objetivo de democratizar e expandir a disponibilização de cursos tecnológicos e profissionalizantes para jovens brasileiros. A maioria dos cursos oferecidos pelo Pronatec são voltados para quem terminou ou ainda está cursando o Ensino Médio, embora existam também cursos para quem tem apenas o Ensino Fundamental como escolaridade. Alguns cursos são realizados de maneira presencial, enquanto outros são oferecidos à distância.

O grande objetivo do Pronatec é servir como um complemento para o Ensino Médio, trazendo também educação profissional para jovens estudantes. Com isso, há um aumento considerável na possibilidade de que os jovens consigam encontrar uma posição no mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Médio. O Pronatec tem caráter social, portanto, existe uma prioridade para jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social.

Como funciona o Pronatec

Pronatec: cursos gratuitos em Salvador em 2014 Pronatec: cursos gratuitos em Salvador em 2014 - saiba mais

Pronatec é possível graças à parceria entre dois tipos de instituições: as demandantes e as ofertantes. As instituições demandantes, como o próprio nome sugere, são aquelas que selecionam e encaminham os alunos, enquanto as ofertantes são as que, efetivamente, disponibilizam os cursos. Dentre as instituições ofertantes mais conhecidas no Brasil estão Senac e Senai. As grandes demandantes do Pronatec são secretarias estaduais e o Ministério da Justiça, dentre outros órgãos.

O Pronatec é disponibilizado em todo o país, oferecendo vagas de maneira periódica. Em Salvador, por exemplo, foram oferecidas dezenas de cursos em 2013. No momento, já existem cursos abertos para início em 2014, com grandes probabilidades de criação de novos cursos ao longo do ano.

Conheça o Pronatec: cursos gratuitos em Salvador em 2014

Cursos do Pronatec em Salvador

Se você tem a intenção de fazer algum curso do Pronatec em Salvador, o primeiro passo é acessar o site oficial do programa. Depois, escolha o tipo de curso, que pode ser técnico ou de qualificação. Os cursos técnicos são voltados, principalmente, para alunos do Ensino Médio, enquanto os de qualificação são mais amplos, sendo disponibilizados para trabalhadores jovens no geral.

Após preencher estes primeiros dados, escolha seu estado e cidade, além da instituição ofertante e seu nível de escolaridade. Se você encontrar um curso que deseja fazer, será necessário realizar um rápido cadastro no site, caso você ainda não o tenha feito.

Pronatec

Vagas

Em 2013, foram oferecidas centenas de vagas do Pronatec em Salvador, para cursos como encanador, pedreiro, carpinteiro, auxiliar de transporte, instalador de acessórios automotivos, marceneiro e dezenas de outros. A maioria dos cursos oferecidos teve o Ensino Fundamental completo como exigência.

Antes de fazer sua inscrição fique atento ao nível de escolaridade exigido. Caso você se inscreva em um curso sem cumprir seus requisitos básicos, não será possível participar das aulas posteriormente.

Cursos gratuitos em Salvador em 2014

Pronatec no Brasil

Em 2014, de acordo com o Governo Federal, o Pronatec oferecerá mais de oito milhões de vagas no Brasil. Por isso, além dos cursos já disponíveis, há uma grande possibilidade de que novos cursos surjam ao longo dos meses.

Pesquisar