Pronatec: cursos gratuitos em Foz do Iguaçu 2013

links patrocinados

Pronatec: cursos gratuitos em Foz do Iguaçu 2013

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido simplesmente como Pronatec, foi criado em 2011 pelo Governo Federal. O objetivo do programa é expandir e democratizar a oferta de cursos profissionalizantes e tecnológicos para os jovens do país. Por isso, os cursos oferecidos pelo Pronatec são voltados para quem terminou ou está cursando o Ensino Médio, sendo realizados de maneira presencial ou a distância.

Desta forma, o Pronatec cumpre seu objetivo de ser um complemento ao Ensino Médio, oferecendo educação profissional para aumentar as possibilidades que os jovens consigam se inserir rapidamente no mercado de trabalho. Por seu caráter social, o Pronatec prioriza aqueles jovens que estão em condição de vulnerabilidade social.

Funcionamento do Pronatec

O Pronatec funciona graças à parceria de dois setores, compostos pelas chamadas instituições demandantes e pelas instituições ofertantes.

Pronatec: cursos gratuitos em Foz do Iguaçu 2013 Pronatec

As demandantes são aquelas responsáveis por encaminhar e selecionar os alunos, enquanto as ofertas, como o nome sugere, são as que oferecem cursos. As instituições ofertantes mais conhecidas são Senai e Senac, enquanto as demandantes podem ser o Ministério da Justiça, as secretarias estaduais de Educação e outros.

O Pronatec está disponível em todo o território nacional, com vagas oferecidas periodicamente. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, há dezenas de cursos disponíveis para 2013 e outros já anunciados para início em 2014.

Cursos Pronatec

Como encontrar os cursos do Pronatec em Foz do Iguaçu

Se você pretende fazer um dos cursos do Pronatec em Foz do Iguaçu, a primeira coisa a se fazer é acessar a página oficial do programa. Em seguida, é preciso selecionar entre cursos de qualificação ou cursos técnicos. Os cursos de qualificação têm como público-alvo os trabalhadores jovens em geral, enquanto os cursos técnicos são voltados exclusivamente para estudantes do Ensino Médio.

Após escolher esta modalidade, será aberto um formulário para a busca das vagas. Nesta página, informe seu estado (Paraná) e cidade (Foz do Iguaçu), além da instituição ofertante desejada e seu nível de escolaridade. Para poder se inscrever nos cursos, é preciso fazer um rápido cadastro no site, que será solicitado automaticamente.

Vagas Pronatec

Vagas em Foz do Iguaçu

Em 2013, o Pronatec ofereceu quase 300 vagas de cursos em Foz do Iguaçu, para qualificação em atividades como sushiman, sommelier, programador de dispositivos móveis, condutor ambiental, criador de peixes, auxiliar de cozinha e diversos outros. Cada curso tem sua própria exigência de escolaridade: alguns exigem apenas o Ensino Fundamental completo, enquanto outros têm como pré-requisito o Ensino Médio, completo ou em curso.

É muito importante prestar atenção a estes detalhes antes de realizar sua inscrição, pois, se você não cumprir estes requisitos, não poderá participar das aulas quando a turma for aberta.

Pronatec no Brasil

Pronatec no Brasil

De acordo com o Governo Federal, o Pronatec deve abrir mais de oito milhões de vagas em 2014. Portanto, além da manutenção dos cursos existentes, há uma grande possibilidade de que novos cursos sejam abertos em breve. Como o sistema abrange várias iniciativas, não existe um sistema único de inscrições no país. Entretanto, no site do Pronatec, você receberá todas as informações referentes aos locais de inscrição.

Pesquisar