Programa Atleta na Escola: o que é e como fazer inscrição

links patrocinados

Programa Atleta na Escola: o que é e como fazer inscrição

Mais um dos programas do governo federal para cidadãos de todo o país, o Programa Atleta na Escola veio para oferecer apoio aos estudantes que desejam partir para o esporte e não tem condições. Com o programa mais estudantes vão poder participar de atividades esportivas, sejam do ensino privado ou do ensino público. Conheça o Programa Atleta na Escola, o que é e como fazer sua inscrição.

Programa Atleta na Escola

O Programa Atleta na Escola foi criado no ano de 2013 e já é uma realidade em várias cidades brasileiras.

Programa Atleta na Escola: o que é e como fazer inscrição Atleta Na Escola

Basicamente, o intuito é levar o esporte a todos começando com a prática na escola, e por meio do programa descobrir aqueles que tem talento e investir nesses jovens.
Isso porque as Paraolimpíadas e as Olímpiadas de 2016 estão se aproximando, e o programa pretende com a democratização do esporte, contribuir com o desenvolvimento e a divulgação dos valores esportivos para os alunos brasileiros. Além disso, os novos talentos descobertos poderão representar o país nessas competições importantes previstas para acontecer nos próximos anos.
Para isso o programa Atleta na Escola, foi dividido em 2 etapas, são os jogos realizados na escola, esses terão o objetivo de identificar jovens com talento para o atletismo. E também o Núcleo de Esporte Escolar- NEE que deve acolher os estudantes identificados dentro das escolas.

Jogos Escolares

Jogos escolares

A começar pelos jogos escolares, deverão ser realizados em 4 etapas. Sendo que a 1ª parte deverá acontecer dentro das escolas que decidirem participar do programa. Nesse caso deve aderir o Atleta na Escola, pela Secretaria de Educação.
Depois a segunda etapa acontece a partir das várias cidades a partir de cem mil habitantes. No caso das cidades com menos de cem mil habitantes o estado será o responsável.
Serão trinta e seis alunos classificados por municípios ou regiões, ato todo deverão ser 14,4 mil estudantes.

Etapas - Atleta na Escola

Atleta na Escola últimas etapas

Na terceira etapa, a estadual, serão classificados primeiro os estudantes com idade de doze a quatorze anos. E depois os estudantes com idade entre quinze e dezessete anos, cada estado deve classificar vinte e quatro alunos, ao todo serão seiscentos e quarenta para a fase de nível nacional.
A ultima etapa, nacional, será gerenciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro –COB, que deve acontecer a classificação dos alunos com idade entre 12 e 14 no mês de setembro.
Depois no mês de novembro serão classificados os estudantes com idade entre 15 e 17 anos.

Inscrições Atleta na Escola

Como fazer sua inscrição no Atleta na Escola

O programa prevê que cinco milhões de estudantes , de vinte mil escolas possam estar participando. As instituições escolares que fizerem parte do programa, irão receber recursos específicos do Ministério da Educação- MEC para realizar as atividades dentro da escola, seja a nível municipal ,estadual ou federal.
O Programa já está disponível para adesão das escolas, e para isso cada instituição deve acessar o site do programa. As escolas que não tiverem acesso ao portal devem entrar em contato com a instituição de ensino a que fazem parte para inscrever-se.

Pesquisar
Artigos Relacionados