Principais ritmos musicais brasileiros

links patrocinados

Principais ritmos musicais brasileiros

O Brasil é berço de vários ritmos musicais que consquistaram o mundo e mudaram a história da música mundial. Não acredita? Basta olhar com mais carinho para os estilos musicais que são aplicados originalmente no Brasil que você verá que existem alguns ritmos musicais que são típicos do país.

É claro que no mundo das artes tudo se transforma, e muitos ritmos musicais foram adaptados pelos brasileiros ao longo de sua história. Mas, isso não quer dizer que o novo ritmo não seja originalmente do Brasil. Pelo contrário, quando houve a mudança de um ritmo para outro, tivemos certeza de que o ritmo que nascia poderia ser considerado originalmente brasileiro. Por isso vamos abordar nesse texto os principais ritmos musicais brasileiros.

Os principais ritmos musicais brasileiros foram muito importantes e ainda são na formação da arte mundial, mas principalmente na formação da identidade nacional e da transformação da música contemporânea.

Se há uma característica do povo brasileiro, isso em todos os sentidos, essa característica é a de unir, juntar, misturar para que surja algo novo e surpreendente. Nos principais ritmos musicais brasileiros, isso é muito comum. Perceber a variação de um ritmo para a criação de outro ritmo através de novos instrumentos, novas técnicas, novas cabeças criativas e um público sedento de estilos diferenciados é algo típico da história da música nacional. Vamos encarar agora os principais ritmos musicais brasileiros.

Conheça os principais ritmos musicais brasileiros

Principais ritmos musicais brasileiros Musicais brasileiros

Os principais ritmos musicais brasileiros são aqueles que fizeram muito sucesso no Brasil e que podem ser considerados obras-primas nacionais. São considerados os principais ritmos musicais brasileiros aqueles que fornecem identidade ao Brasil ou a uma região do Brasil. Essa identidade fornecida pelo ritmo musical pode ser conquistada através de análise internacional ou até mesmo nacional.

Conheça os Principais ritmos musicais brasileiros

Aprecie os principais ritmos musicais brasileiros

Entre os principais ritmos musicais brasileiros podemos destacar, logo de cara, o axé. O axé é um ritmo baiano que utiliza um grande número de instrumentos de percussão e possui um estilo próprio de batida. Também podemos considerar o axé como uma expressão cultural típica do povo afrodescendente do Brasil. O axé, embora já tenha conquistado todo o mundo, pode ser um ritmo original do Estado do Bahia, no nordeste do Brasil.

A Bossa Nova é um dos principais ritmos musicais brasileiros. Esse ritmo pode ser considerado o mais conhecido internacionalmente com relação ao nosso país. A Bossa Nova é um ritmo que derivou do jazz americano. Possui uma batida simples, notas secas e se caracteriza pela voz e violão. Foram muitos os músicos que compuseram Bossa Nova no Brasil. Entre os mais conhecidos podemos destacar Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Morares. Uma das músicas mais tocadas no mundo em todos os tempos é uma Bossa Nova que se chama Garota de Ipanema.

Entre os principais ritmos musicais brasileiros podemos destacar também o samba e suas variações. Duas variações de samba que, praticamente revelam as raízes brasileiras são chorinho e samba enredo.
Essas duas formas de samba, sendo o chorinho um samba mais meloso, com grande participação do violão enquanto o samba enredo é aquele complexo samba tocado pelas escolas de samba durantes os carnavais, revelam muito da história popular brasileira.

Ritmos musicais brasileiros

Pluralidade cultural

O Brasil é um país de grande pluralidade cultural. Podemos notar isso através dos principais ritmos musicais brasileiros.

Confira os Principais ritmos musicais brasileiros

Sucesso mundial

Os principais ritmos musicais brasileiros representam um grande sucesso mundial. São muitos os ouvintes estrangeiros da música brasileira.

Pesquisar
Artigos Relacionados