Principais poetas do Brasil

links patrocinados

O nosso país possui grandes nomes em sua poesia, com autores que influenciaram diversos gêneros. Confira quais podem ser considerados, entre tantos, os principais poetas do Brasil.

Carlos Drummond de Andrade

Principais poetas do Brasil

Principais poetas do Brasil

Um dos principais poetas do Brasil é Carlos Drummond de Andrade, mineiro que nasceu em 1902 na cidade de Itabira e teve grande influência em sua área durante o século XX. Muito influenciado pelo movimento modernista, mas com versos livres e isolamento do próprio contexto histórico vivido pelo escritor, que passou por momentos como a Segunda Guerra Mundial e a imersão do capitalismo.

Como um dos principais poetas do Brasil, até hoje suas obras são analisadas e apreciadas. Ele faleceu aos 84 anos na cidade do Rio de Janeiro, sendo que algumas recomendações para conhecer mais sobre seu trabalho são os poemas “A Máquina do Mundo”, “Ausência” e o famoso “Quadrilha”.

Principais poetas do Brasil: Augusto dos Anjos

Entre os principais poetas do Brasil está Augusto dos Anjos, nascido no município de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Seus trabalhos possuem influências de vários movimentos artísticos, incluindo o parnasianismo, simbolismo e pré-modernismo, se apropriando de uma linguagem mais clássica.

Ele costumava usar bastante como temática para seus poemas a questão da morte, a morbidez e o próprio conceito da vida. Como um dos principais poetas do Brasil, muitas tragédias eram colocadas em seus versos, que visava colocar a realidade em seu poema. O artista veio a falecer no ano de 1914, com 30 anos de idade, bastante jovem.

Principais poetas do Brasil

Mais informações sobre Cecília Meireles

Entre as mulheres que estão na lista dos principais poetas do Brasil podemos citar Cecília Meireles, uma carioca que nasceu em 1901. Seu lirismo é muito disseminado principalmente nas escolas, se mostrando como uma das mais importantes para o ensino da Língua Portuguesa. Muitas influências podiam ser encontradas em sua obra, incluindo o parnasianismo, simbolismo, romantismo e realismo.

Alguns dos poemas que valem a pena conferir para saber mais de seu trabalho são Espectro, Timidez e primeiro Motivo da Rosa. Além de estar entre os principais poetas do Brasil, a escritora ainda somava habilidades como jornalista, professora e pintora. Ela faleceu aos 63 anos de idade, em 1964, mas não antes de deixar um grande legado para a literatura brasileira.

Principais poetas do Brasil

Principais poetas do Brasil: o jovem Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves, mas conhecido somente como Castro Alves, é outro dos principais poetas do Brasil. Ele nasceu em 1847 na cidade de Salvador, na Bahia, Nessa época, a escravidão era ainda algo muito vivo dentro da sociedade brasileiro, fazendo com que o autor escreve várias de suas obras utilizando esse tema.

Algumas de suas obras são Espumas Flutuantes, Os Escravos e O Navio Negreiro, até hoje muito famosos. Entre os principais poetas do Brasil, um dos grandes fãs e amigos do autor foi o próprio Ruy Barbosa, que valorizava bastante as produções de Castro Alves. O escritor baiano morreu em 1871, com apenas 24 anos de idade devido a uma tuberculose.

Principais poetas do Brasil

Dicas de livros da literatura brasileira

Existem diversos autores da literatura de nosso país que possuem um acervo bastante significativo para a cultura do Brasil. Seja para se entreter ou saber mais sobre o contexto histórico de épocas passadas, confira mais sobre as Dicas de livros da literatura brasileira.

Obras primas da literatura de Machado de Assis

Dicas de livros da literatura brasileira Literatura brasileira

Não já como pensar em literatura brasileira sem mencionar o grande escritor carioca Machado de Assis. Uma de suas obras primas é “Dom Casmurro”, uma obra cheia de filosofias e questionamentos que aguçam o leitor. Como uma das Dicas de livros da literatura brasileira, além da história ser bastante interessante, ela traz todas as dúvidas do personagem principal.

Mas o autor não possui somente essa obra literária, merecendo destaque também “Memórias Póstumas de Brás Cubas” como uma das Dicas de livros da literatura brasileira. O romance, além de entretenimento, também traz referências ao positivismo, diferenças das classes sociais e o próprio desenvolvimento da ciência.

Discas sobre literatura brasileira

Dicas de livros da literatura brasileira: naturalismo – realismo

“O Cortiço” é outra das Dicas de livros da literatura brasileira considerada como essencial para quem quer saber das obras brasileiras. Escrito por Aluísio Azevedo no final do século XIX, a publicação inaugurou o movimento literário conhecido como naturalismo no Brasil, na qual os seres e os acontecimentos eram mostrados em suas formas mais selvagens e cruas.

É do brasileiro Graciliano de Ramos outra das Dicas de livros da literatura brasileira para se ler. “Vida Secas”, além de ser a obra mais famosa do autor alagoano, ela tem um viés bastante contextual em relação os retirantes e sua sobrevivência. Seus personagens principais são conhecidos como os mais famosos da literatura, trazendo a família de Fabiano e sua adorável Baleia.

Obras de literatura brasileira

Literatura de José de Alencar e a contribuição para as obras do Brasil

Nascido em Fortaleza, mas vivendo no Rio de Janeiro até sua morte, o escritor José de Alencar também possui obras essenciais que possuem grande destaque entre as Dicas de livros da literatura brasileira. Uma delas é o romance “O Guarani”, que já caiu em domínio público depois de todo o seu sucesso.

Também considerado como recomendável para aqueles que querem Dicas de livros da literatura brasileira está “Lucíola”, de 1862. O autor se baseou muito na história do filme “A Dama das Camélias” para compor sua história, escrita em primeira pessoa. Além do amor, também são trazidos assuntos como a morte, as belezas do Brasil e cenários rurais e urbanos.

Dicas de livros

Mais Dicas de livros da literatura brasileira

Raduan Nassar também traz uma interessante obra para compor a lista de Dicas de livros da literatura brasileira. “A lavoura arcaica”, que também já virou filme, traz a revolta do personagem principal, André, contra as condições agrárias em que vivia. Nos cinemas, a figura de André foi interpretada pelo ator Selton Mello.

Para não faltar um livro de poesias entre as Dicas de livros da literatura brasileira, “Antologia Poética” do célebre Vinícius de Moraes, é leitura obrigatória para os fãs do gênero.

Pesquisar
Artigos Relacionados