Principais filósofos da atualidade

links patrocinados

Principais filósofos da atualidade

Ás vezes, a impressão que dá é que todos os filósofos pertenceram a outra era, muito longe da nossa. Quem gosta de filosofia ou é bastante curioso não deve deixar de ler o texto sobre os Principais filósofos da atualidade, já que esse é um assunto pouco disseminado.

Os mais importantes filósofos

A filosofia é o estudo racional do ser humano e os problemas que envolvem a moral, verdade, padrões estéticos e várias outras situações que abrangem ainda o espaço e o contexto social.

Principais filósofos da atualidade Grandes filósofos da atualidade

Entre os pensadores mais famosos estão Aristóteles, Sócrates, Francis Bacon, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, René Descartes, Michel Foucalt, Emmanuel Kant, Friedrich Nietzche e alguns outros pensadores que são datados desde a Grécia antiga.

Entretanto, mesmo na época atual existem alguns estudiosos da sabedoria que são importantes para os desenvolvimentos da filosofia. Os Principais filósofos da atualidade também ajudam na criação e análise de pensamentos, sendo que alguns ainda estão vivos e continuam a desempenhar os seus papéis. Muitos deles recebem grande reconhecimento e são de várias partes do mundo.

Principais filósofos

Principais filósofos da atualidade: Simon Blackburn e Daniel Dannett

Entre os Principais filósofos da atualidade é bom citar Simon Blackburn, um britânico que estudou em Cambridge. Seus principais estudos são baseados no quase-realismo, tipo de pensamento fundamentado nas percepções da mente quanto à projeção de valores e emoções que são tidos como objetos reais desse mundo. Mas o mesmo defende que as pessoas devem optar por uma postura de quase-realismo – entre o realismo e o irrealismo.

Acreditando bastante na força das publicações, Daniel Dannett também pode ser considerado na lista dos Principais filósofos da atualidade. O americano que estudou em Harvard e hoje é um renomado professor universitário, baseia suas principais análises no que é chamado de Postura Intencional, que trabalha com aspectos reais e mentais.

Grandes filósofos

Mais nomes de importantes estudiosos da filosofia de hoje

Falecido em 1998, os estudos de Nelson Goldman continuam a influenciar e provocar as sociedades atuais. Como um dos Principais filósofos da atualidade, o norte-americano trazia o conceito do Nominalismo Extremo, na qual discuti sobre a dúvida e semelhança entre duas coisas. Nessa lista dos Principais filósofos da atualidade ainda poderiam entrar importantes nomes como Richard Jeffrey, John Raws, Paul Ricoeur, Peter Singer e os famosos Jean-Paul Sartre e Bertrand Russel, mas que são anteriores aos anos 80.

Principais filósofos do Brasil

Principais filósofos da atualidade no Brasil

No nosso país também há a ocorrência de diversos estudiosos que podemos inserir na lista dos Principais filósofos da atualidade no Brasil. Por suas contribuições é possível destacar primeiramente Bento Prado Júnior, considerado por alguns, um dos maiores estudiosos do assunto em território nacional. Falecido em 2008, ele trouxe obras sobre o campo transcendental e da filosofia da psicanálise, por exemplo.

Outro pensador brasileiro que podemos destacar é Luiz Vilela, nascido em Ituiutaba, no interior de Minas gerais e formado pela UFMG. Além de ser escritor literário, também está na lista dos Principais filósofos da atualidade no Brasil, sendo que seus estudos já lhe renderam 2 livros, que foram publicados inclusive no exterior.

Pesquisar
Artigos Relacionados