Plataforma Curriculum Lattes

links patrocinados

Plataforma Curriculum Lattes

Plataforma Curriculum Lattes

Sobre a Plataforma Lattes

Nunca é demais ler sobre um assunto tão importante na vida profissional das pessoas, como é o curriculum lattes. Pensando nisso, preparamos um artigo com algumas dicas e informações sobre ele, focando mais na Plataforma Lattes.

O curriculum lattes, para quem não sabe, é um documento que contém informações sobre tudo o que já foi publicado, pesquisado e feito pelo sujeito durante a vida acadêmica, e ajuda muito as empresas na hora de selecionar bons profissionais a partir de suas áreas de interesse.

Na realidade, este tipo de curriculum tem várias semelhanças com o conhecido curriculum vitae, só que é mais completo e mais voltado para a área acadêmica e de pesquisa.

Um bom c. lattes deve conter informações pessoais (nome, telefone, nacionalidade, etc.), declaração de propósito (o que você espera de seu próximo trabalho), resumo das qualificações, formação acadêmica (incluir o foco dos estudos, prêmios e bolsas de estudo, se tiver), histórico de empregos, publicações, trabalhos voluntários e suas referências.

A Plataforma Lattes

Pode parecer difícil, em um primeiro momento, elaborar um curriculum lattes. Mas na verdade não é difícil, inclusive existem vários sites na internet que lhe ajudam nesta elaboração. Seu curriculum fica registrado na Plataforma Lattes, que é uma base de dados do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Esta Plataforma abriga boa parte dos curriculuns da comunidade acadêmica, e também suas atualizações mais recentes.

Essa base de dados pode ser acessado por qualquer pessoa, e por isso é que ela é tão importante: muitas pessoas procuram pesquisadores, bolsistas e outras funções através da Plataforma Lattes. O mecanismo de busca é simples e pode ser feito a partir do nome, qualificação ou demais filtros de pesquisa.

O mecanismo criado pelo CNPQ facilita muito na hora de saber se alguém é adequado para ministrar aulas de determinada disciplina, entrar para algum grupo de pesquisa, se é o melhor professor para orientar uma pesquisa em uma área específica, entre muitas outras coisas.

Curriculum Lattes Busca e Download

Curriculum Lattes Busca e Download

Sobre o Curriculum Lattes

Para quem cursa ou já cursou uma universidade, o curriculum lattes é um documento bastante comum. Ele é um tipo de curriculum que contém informações de tudo o que já foi publicado ou feito pelo indivíduo durante sua vida acadêmica, como artigos escritos e publicados, participação em grupos de pesquisa, projetos de extensão, trabalhos voluntários, estágios, entre outras coisas.

Para quem pretende seguir na carreira acadêmica e está buscando um cargo científico em pesquisa, docência ou qualquer outro do tipo, ter um bom curriculum lattes é fundamental. Ele é utilizado como parâmetro por várias instituições de ensino para aprovar alunos para mestrados e doutorados, e ainda para contratá-los.

Não são só as universidades que pedem o c. lattes: muitas vezes, empresas de vários segmentos (principalmente as que contratam para a área de pesquisa) também o pedem para análise na hora de contratar alguém, pelo fato de ele ser mais completo do que o curriculum vitae.

As empresas ou instituições que pedem o lattes para ser avaliado esperam que o documento contenha detalhes relevantes da trajetória acadêmica do indivíduo, mostrando, em até dez páginas (mais do que isso é considerado exagerado e desnecessário), quais são suas principais capacidades e interesses.

A Plataforma Lattes

O curriculum lattes pode ser elaborado online. Ele fica registrado na chamada Plataforma Lattes, que é uma base de dados do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Plataforma Lattes registra todos os curriculums da comunidade acadêmcia, bem como suas atualizações.

Para isso você precisa registrá-lo na Plataforma. Para exportar dados do seu currículo, por exemplo, você precisa fazer download de alguns módulos, disponíveis no site da CAPES.

Na Plataforma Lattes você pode também procurar curriculums de pessoas registradas utilizando um simples mecanismo de busca. Ela pode ser a partir do nome, da qualificação (doutores, mestres ou demais pesquisadores), e também aplicando filtros aos resultados encontrados. Esse mecanismo criado pelo CNPQ facilita muito na hora de saber se alguém é adequado para ministrar aulas de determinada disciplina, entrar para determinado grupo de pesquisa ou, ainda, se o indivíduo é merecedor de bolsas para ampliar suas pesquisas.

Pesquisar
Artigos Relacionados