PEP 2013 – Programa de Educação Profissional

links patrocinados

Sobre PEP 2013

PEP 2013

O Programa de Educação Profissional, PEP, vai publicar no dia 21 de novembro o Catálogo de Cursos ofertados para 2013. Os candidatos interessados no processo poderão se inscrever de 23 de novembro até 17 de dezembro pelo Portal de Educação do Governo do estado de Minas Gerais.

A PEP pretende, no quadriênio de 2011-2014, aumentar a oferta de vagas para cursos técnicos de jovens e adultos, através de novas parcerias com empresas e instituições de ensino. Assim, prioriza o cidadão e sua formação e, consequentemente, investe e melhora no mercado de trabalho.

Inscrição

O Credenciamento do Programa Educacional Profissional acontece em duas fases. A primeira fase é voltada para o credenciamento das instituições que enviarem envelope para a PEP (seguindo edital), onde serão avaliadas pela Comissão de Credenciamento. A partir desta avaliação a PEP disponibiliza o Catálogo de Cursos que serão oferecidos. Para se inscrever na PEP o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Caso o estudante já tenha concluído o Ensino Médio ainda pode se inscrever, contando que não esteja cursando o Ensino Superior. Assim, os candidatos interessados podem acessar o Portal de Educação do Governo de Minas Gerais e fazerem suas inscrições, com prazo 23 de novembro a 17 de dezembro.

O exame de seleção será aplicado no dia 13 de janeiro, onde os estudantes deverão demonstrar seus conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), destas disciplinas.

Calendário do processo

Dese de 09 de setembro até 15 de outubro a Comissão de Crededenciamento avaliou os envelopes com as propostas pedagógicas dos cursos. Agora, no dia 21 de novembro a PEP vai disponibilizar aos estudantes interessados o Catálogo de Cursos. Os candidatos tem até o dia 17 de dezembro para fazerem suas inscrições. A realização do exame de admissão será 13 de janeiro. No dia 19 de fevereiro o resultado do processo seletivo, com a lista dos aprovados, será divulgado no site da Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais. Os estudantes aprovados terão de 25 de fevereiro a 01 de março de 2013 para fazerem suas matrículas. As aulas começam depois de abril, lembrando que o aprovado no processo seletivo tem direito ao curso gratuitamente, o curso é inteiramente custeado pelo Governo Estadual.

Programa de Educação Profissional – PEP

Com o intuito de promover a educação profissional e a formação técnica (nível médio), o Programa de Educação Profissional, PEP, atende as necessidades do mercado de trabalho e leva o cidadão capacitado para atuar na economia de Minas Gerais.

O Programa está distribuído em dez regiões mineiras, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas, Triângulo, Sul de Minas, Centro, Mata, Centro Oeste de Minas, Rio Doce, Mucurim Jequitinhonha, e Norte de Minas. Nestas regiões a PEP atuam em 229 municípios.

Seguindo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a PEP considera 11 eixos de formação, são eles: controle e processos industriais, ambiente, segurança e saúde, apoio educacional, lazer e hospitalidade, gestão e negócios, infra estrutura, informação e comunicação, design e produção cultural, produção alimentícia, recursos naturais e produção industrial.

Fotos

Confira Fotos sobre PEP 2013:

Aulas PEP 2013 Cursos PEP 2013 Como se inscrever PEP 2013 2013 PEP

Pesquisar
Artigos Relacionados