PDE 2012

links patrocinados

PDE 2012

PDE 2012

O Programa de Desenvolvimento Educacional, PDE, é um programa do Ministério da educação do Governo Federal. Foi desenvolvido para buscar melhorar o nível da educação no país através da disponibilização de cursos e atividades presenciais e a distancia para professores e dirigentes das escolas públicas do Brasil.

Quem participa do PDE 2012

Participam do PDE 2012 os professores da rede estadual de ensino. O programa já atende milhares de profissionais da rede estadual no Brasil. Há também parcerias com instituições de ensino superior em vários estados, ajudando governo federal nos seus objetivos com o PDE 2012.

Novidades no PDE 2012

Uma das novidades no PDE 2012 é a de que o professor participante que for classificado e possuir o título de mestrado ou doutorado poderá solicitar análise do seu aproveitamento integral da titulação que tem.

O PDE 2012 traz ainda outra novidade. A possibilidade dos professores do QPM, Quadro Próprio do Magistério, que tem as suas carreiras na rede estadual de ensino no nível II e nas classes 08 até a 11, participarem do processo seletivo para ingresso no PDE 2012.

São mais chances para os professores participarem, porque nas edições anteriores ao PDE 2012 a participação era permitida apenas para os profissionais da classe 11.

Prioridades no atendimento do MEC no PDE 2012

Segundo o site do Ministério da Educação, MEC, são prioridades no atendimento do PDE:

– As escolas públicas dos municípios e estados, consideradas com base no nas notas IDEB, que tiveram resultado até 2,7 para os anos iniciais e até 2.8 para os anos finais.

– As escolas públicas municipais e estaduais, também consideradas como prioridade com base nos resultados do IDEB, até 3,0 para anos iniciais e até 2,8 para anos finais.

– As escolas públicas dos municípios e estados que não são prioritárias, mas que tiveram IDEB abaixo da média nacional, ou seja, que tiveram resultado inferior a 4,2 para anos iniciais e abaixo de 3,8 para anos finais.

MEC e PDE em prol do desenvolvimento da educação

O Ministério da Educação expôs, desde o início do programa e continua até esta edição do PDE 2012, planos para ajudar na capacitação dos profissionais, além dos dirigentes destas instituições de ensino. Os professores aproveitam a oportunidade elaborando o Plano de Desenvolvimento para a Escola e também o Plano de Ações Financiáveis, para gerir os gastos financeiros.

Só no ano de 2008, o primeiro do programa, o projeto de capacitação dos professores chegou em 19.304 escolas definidas como prioridade na rede pública de ensino. E esse número vem crescendo a cada ano. As escolas que irão participar do PDE 2012 ganham muito com isso. Os professores ganham capacitação e habilidade de gerenciamento. Os alunos ganham professores motivados e mais preparados. E o país ganha qualidade no ensino público.

As escolas selecionadas no PDE 2012 recebem o apoio financeiro em 2013. É uma oportunidade de avançar nos horizontes das escolas públicas, de avançar em conhecimento, para depois colher os frutos em resultados que influenciam no futuro do país.

Fotos

Confira Fotos do PDE 2012:

PDE 2012 PDE 2012 PDE 2012 PDE 2012

Pesquisar