PDE 2011

links patrocinados

PDE 2011

PDE 2011

Sobre o PDE 2011

A educação deve ser a prioridade de qualquer governante. Somente com conhecimento, a qualidade de vida de uma população pode melhorar e também é apenas através da educação que a segurança, cultura e outros requisitos necessários ao bem viver podem ser aumentados. Neste sentido, o governo federal vem implantando o PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola -, que, em 2011, continua seguindo seus passos.

O PDE é um projeto que ajuda as escolas do Brasil inteiro a bem gerenciarem toda a sua estrutura, como material didático, salas de aula, equipamentos audiovisuais, novos projetos e iniciativas, além dos problemas rotineiros de alunos e professores.

Mas quem desenvolve este sistema é a própria escola, através de ferramentas disponibilizadas pelo Ministério da Educação. Um conjunto de ações com o objetivo de melhorar a educação brasileira e deixar mais eficaz a inclusão dos alunos em projetos extracurriculares.

Prioridades do PDE 2011

O Ministério da Educação possui algumas prioridades para a distribuição de auxílio financeiro e técnico. Portanto, toda escola pública municipal ou estadual que foi considerada prioridades nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica em 2005 e 2007 (aquelas que tiraram até 2,7 nos anos iniciais e 2,8 nos anos finais do ensino em 2005 e as que tiraram até 3 nos anos iniciais e 2,8 nos anos finais do ensino em 2007) e também as escolas públicas municipais ou estaduais que não foram prioridade, mas que têm nota abaixo da média nacional (abaixo de 4,2 nos anos iniciais e inferior a 3,8 nos anos finais) são a prioridade do MEC.

Em 2011, as escolas que ainda não aderiram ao PDE podem se inscrever no programa. Basta acessar o site do MEC para obter mais informações.

PDE Escola 2011/2012

O governo federal através do MEC desenvolve ações continuas para desenvolvimento da educação no Brasil. O MEC é o órgão governamental responsável por qualificação e fiscalização da educação no país. E o MEC que aprova instituições e cursos para licenciar seu funcionamento.

O PDE é o Plano de Desenvolvimento da Escola. Ele determina o aperfeiçoamento da gestão escolar que necessita ser democrática e inclusiva. O que o programa faz é ajudar escolas a identificarem as áreas, ou pontos, onde o desenvolvimento é falho, os pontos fracos da instituição e através de planejamentos estratégicos visa melhorar estes pontos.

Através de ferramentas do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, o SIMEC, o PDE auxilia as escolas a planejar e implementar ações para alcançar os desafios e desenvolvimento doa gestão.

Como acontece o PDE

As ferramentas do SIMEC ajudam a diagnosticar as falhas da escola, com um relatório minucioso e detalhado sobre quais os desafios que serão enfrentados, logo apos ele apresenta um Plano de Ação para aquela escola. O PDE fornece recursos estratégicos e apoio financeiro para implementação dos planos de ações que irão melhorar o desenvolvimento da escola.

O Plano necessita ser elaborado em conjunto com a comunidade escolar. Então ele é enviado para Secretaria responsável pela análise a aprovação do plano desenvolvido, ele é enviado através do SIMEC. Quando o plano é aprovado pela Secretaria ele é enviado para que o MEC ateste sua validade.

Quando é validado pelo MEC uma solicitação é feita para o FNDE liberar recursos para pagamento e auxilio do plano de ação. Só após receber estes recursos é que a escola pode executar o Plano. Ele é de total responsabilidade da escola e da secretaria.

Para 2011 o PDE pretende atender mais de dezenove mil escolas que são dividias em dois grandes grupos, o das escolas as quais o IDEB de 2009 foi igual ou abaixo de 4,4 para os alunos das primeiras séries e de 3,7 para os alunos concluintes. O outro grupo é o de escolas que nao receberam as parcelas de recursos para execução do Plano de Ação nos dois últimos anos. A lista de escolas esta disponível no portal do MEC.

Pesquisar