Para que Serve o ENEM?

links patrocinados

Para que Serve o ENEM?

Que o Exame Nacional do Ensino Médio é a prova de maior importância nacional todo mundo sabe, entretanto, muitos alunos que realizam ou irão realizar as provas se perdem no caráter múltiplo das funções dessa prova, há quatro funções de extrema importância que dependem da realização desta prova.
Desta forma, se você for aluno no Ensino Médio, procure realizar este exame já no 2º ano, pois para alguns casos, é necessário ter realizado a edição anterior do ENEM no ano em que você for presar vestibular. Além disso, procure dormir de forma adequada no dia antes da prova e também se alimente bem no dia da realização desta, visto que se trata de uma prova extensa e cansativa (de 4,5 a 5,5 horas).

Para que Serve o ENEM: PROUNI e SISU

Para que Serve o ENEM? Confira Para que Serve o ENEM?

Seleção de Sistema Unificada (SISU) serve para que os vestibulandos ingressem em universidades federais através das notas do ENEM, desta forma, o candidato não precisa ir até a cidade onde recorrentemente ocorriam os processos seletivos referente as instituições federais as quais gostaria de ingressar, podendo então, fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio em qualquer cidade. O aluno deve, assim que as inscrições do SISU foram abertas, cadastrar a sua nota nos cursos pretendidos de cada universidade, a grande vantagem é que você pode alterar a sua opção de curso conforme a nota de corte deste cresça, tendo desta forma, total visão da nota dos candidatos que seriam aprovados.

Enem

Prouni

Já o PROUNI, Programa Universidade para Todos, disponibiliza bolsas estudantis aos alunos vindos de escolas públicas que desejem ingressas em uma universidade particular. Estes também precisam alcançar uma nota de corte estipulada por curso e por instituição. As bolsas variam em porcentagem (algumas são 50 e outras são de 100%).

Entenda Para que Serve o ENEM?

Para que Serve o ENEM: FIES e Diploma do Ensino Médio

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES – é um financiamento disponibilizado junto ao Governo Federal, que permite que o aluno financie os seus estudos em universidades privadas. Para realizar este financiamento, o aluno precisas impreterivelmente ter realizado o ENEM e precisa ter um fiador que obtenha uma renda mensal no valor do dobro da mensalidade do curso em questão, ou seja, se você pretende um curso que tem uma mensalidade de 1.500 reais, o seu fiador deve receber pelo menos 3.000 reais. Você pode financiar de 25 até 100% a sua faculdade, tendo um tempo que vai até 8 anos para pagar as parcelas posteriormente.

Para obter o diploma de conclusão do Ensino Médio, o vestibulando que tentar o ENEM deverá ter, ao menos, 18 anos, deverá atingir pelo menos 400 pontos em cada uma as quatro matrizes disciplinares e 450 na disciplina de Redação e ainda, escolher esta opção no ato de inscrição.

Exame Nacional do Ensino Médio

Dicas de Estudo

Foque nas atualidades e na matemática básica, pois as atualidades surgem na Redação (correspondente a 50% da nota total) e também nas provas de História e Geografia e a matemática básica será sua principal preocupação na prova de Matemática e de Física, visto que matérias mais específicas e complexas não são cobradas do exame.

Pesquisar
Artigos Relacionados