Olimpíadas de Matemática
Sobre as Olimpíadas de Matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada todos os anos pela Sociedade Brasileira de Matemática.
Ela é aberta para todos os estudantes do ensino fundamental, a partir da 5ª série, Ensino Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O objetivo desta competição é colaborar com a melhoria do ensino de matemática no país e também descobrir jovens talentos na área.
Níveis das Olimpíadas de Matemática
As Olimpíadas de Matemática são realizadas em quatro níveis. O nível 1 é para os alunos matriculados no 6o. ou 7o. anos do ensino fundamental na época da primeira fase da OBM.
Já o nível 2 é voltado para alunos matriculados no 8o. ou 9o. anos do ensino fundamental na época da primeira fase das Olimpíadas de Matemática. O nível 3 é para aqueles alunos matriculados em qualquer série do ensino médio ou que ainda não tenha ingressado em curso de nível superior até a data da realização da primeira fase das Olimpíadas de Matemática.
Olimpíadas de Matemática – nível universitário
E, por último, Nível Universitário, voltado para alunos que ainda não tenham concluído o curso superior de qualquer curso e qualquer período. Em 2009, as provas da das Olimpíadas de Matemática estão sendo realizadas nas seguintes datas:
Olimpíadas de Matemática – Níveis 1, 2 e 3
Primeira fase: sábado, 06 de junho
Segunda fase: sábado, 12 de setembro
Terceira fase: sábado, 17 de outubro (níveis 1, 2 e 3) e domingo, 18 de outubro (níveis 2 e 3 – segundo dia de prova)
Olimpíadas de Matemática – Nível Universitário
Primeira fase: sábado, 12 de setembro
Segunda fase: sábado, 17 e domingo 18 de outubro
Central do Aluno
Hoje os alunos de muitas escolas brasileiras contam com um ótimo serviço online, onde podem fazer a consulta de notas, documentos e também entrar em contato com a coordenação da sua escola ou instituição de ensino superior.
As chamadas Central do Aluno oferecem um espaço de interação e de serviço bastante útil, dando assim a chance dos alunos resolverem diversa coisas pela rede, de uma forma bastante ágil e ainda imediata, o que pode ser um ótimo beneficio para quem sempre esquece de conferir alguns dados enquanto está na escola.
Conheça Central do Aluno
Hoje todas as universidades e instituições de ensino superior do país oferecem a opção da central do aluno. Geralmente ela fica indicada na página oficial da escola, e possui acesso facilitado.
As escolas também contam com este serviço, geralmente pelo próprio site ou ainda um hot site especialmente desenvolvido para isso. Além de permitirem o acesso dos alunos, os país ainda podem acessar a central para saber como está a situação do aluno e conferir atividades, como trabalhos e deveres de casa.
Acesse Central do Aluno
Na maioria dos casos o aluno precisa fazer um cadastro para poder acessar a central do aluno. Na maioria das vezes, a própria instituição faz o cadastro e depois informa o estudante sobre as suas opções de login. Depois ele pode acessar e configurar a sua conta, como escolher uma nova senha ou ainda alterar seus dados de cadastro.
Serviços Central do Aluno uno
Um dos principais benefícios da central do aluno é poder fazer serviços online. Para os alunos de faculdades, o acesso garante a conferência das suas notas, quadro de frequência, emissão de documentos que comprovem que ele está matriculado, certificado e emissão de horas extra curriculares, entre outros.
Além dos serviços, os estudantes também devem utilizar a central para confirmar a sua matrícula par ao próximo ano. Essa opção é bem útil para quem está viajando de férias e não pode ir até a universidade pessoalmente confirmar. Por isso, é sempre bom ficar ligado para não perder datas importantes.