OBMEP

links patrocinados

OBMEP

OBMEP

Criada para estimular o gosto pela matemática, a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto bem-sucedido entre alunos de todo o Brasil. Até mesmo entre aqueles que nem gostavam muito de estudar matemática. A OBMEP é um projeto motivador e que consegue expandir o interesse pela matemática desde a mais tenra idade.

A OBMEP foi criada em 2005 com o objetivo de estimular de uma maneira não convencional o gosto pela matemática, através da resolução de problemas que possam despertar o interesse de alunos e professores, é possível criar estratégias de ensino-aprendizagem mais dinâmicas e atrativas.

Olimpiada Brasileira de Matematica

Além disso, a iniciativa da OBMEP também serve para valorizar os esforços realizados no ensino público, destacando as escolas mais comprometidas com o ensino desta disciplina.

Como participar

Apenas alunos matriculados em escolas públicas municipais, instituições estaduais e federais podem participar da OBMEP. Para isso, a escola deve inscrever os alunos que irão participar da 1ª fase do concurso. A inscrição só pode ser realizada pela escola, e jamais pelo próprio aluno.

Há três níveis distintos em que são divididos os participantes:

Objetivo da Obmep

  • Nível 1: é formado por estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
  • Nível 2: participam os estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
  • Nível 3: é composto somente pelos estudantes do Ensino Médio.

As atividades da OBMEP ocorrem em duas fases:

  • Primeira Fase: Trata-se de uma prova objetiva com vinte questões para cada escola inscrita e a correção é feita pelos professores cadastrados no evento das próprias escolas, de acordo com as instruções do evento e gabarito fornecido.
  • Segunda Fase: É aplicada uma prova discursiva contendo de seis a oito questões. As provas acontecem nos centros indicados pela OBMEP, mas apenas 5% dos alunos de cada nível que alcançaram a melhor pontuação na Primeira Fase realizam a prova.

A OBMEP premia os alunos e professores destaques com medalhas, certificados e menções honrosas. Os alunos e professores com melhor classificação podem receber bolsas de estudo. As escolas e secretarias de educação também são reconhecidas.

Preparação

Como participar Obmep

Mesmo fora do período da OBMEP, várias ações são realizadas entre os alunos, professores e coordenadores regionais. Seminários, encontros, semanas científicas, a elaboração e pela distribuição de material didático, como as apostilas utilizadas no evento e os banco de questões, disponíveis no site do evento, são exemplos de que as atividades relacionadas à OBMEP nunca param.

Os alunos e professores podem acessar o portal da OBMEP e pesquisar as provas antigas, os gabaritos, exercícios propostos, o calendário e o regulamento do evento e muito mais. Desta forma, as chances de uma boa colocação aumentam.

Professores e alunos devem também se organizar e utilizar os recursos oferecidos pela OBMEP no site do evento e no material que é distribuído em cada edição.

Resultados da OBMEP

A OBMEP, em todas as edições do evento, têm revelado grandes talentos da área. A matemática é uma matéria que sempre apresentou grande rejeição entre os alunos brasileiros, além de ser uma das disciplinas com maior déficit de aprendizagem.

Em 2012, aproximadamente 19,1 milhões de alunos se inscreveram na OBMEP e quase 100% das cidades brasileiras estiveram representadas.

Portal da Obmep Obmep 2012

Pesquisar
Artigos Relacionados