Obmep 2009

links patrocinados

Obmep 2009

Obmep 2009

O que é a Obmep 2009

A OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontece anualmente e é organizada pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. A quinta edição em 2008 contou com a participação de mais de 18 milhões de estudantes das escolas públicas de nível fundamental e médio.

Os prêmios são diversos: desde menções honrosas aos participantes até bolsas de estudos de iniciação científica do CNPq. A abrangência da OBMEP em 2009 foi de quase 100 % dos municípios do Brasil, premiando, ainda, as escolas que liderarem na pontuação por estado. Os prêmios são TVs e reprodutores de DVD, além de livros especializados para constituição de biblioteca específica de assuntos ligados à matemática.

O objetivo da Obmep 2009

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo principal da OBMEP é despertar a curiosidade e a vontade dos jovens para a matemática. É fato que a procura de jovens interessados em ingressar na carreira de educador pelos cursos de graduação relacionados a matemática é baixa, se comparada com outras áreas.

Obmep 2009

Outro motivo é verificar o nível de conhecimento dos estudantes com relação a conteúdos da matemática específica e básica. Matemática é uma das disciplinas que, nos últimos anos, vem tendo baixas notas nos exames de ensino médio e nas avaliações do MEC. Por isso, uniu-se o útil ao agradável e foi criada a Olimpíada.

Como funciona e a Importância da Obmep

Em 2009 a OBMEP teve seu recorde de participantes quebrado. Mais 5000 municípios foram representados e, no final da competição, mais de 3000 bolsas de estudos foram distribuídas entre os vencedores.

Obmep 2013

Com os recordes sendo quebrados ano após ano, a OBMEP se tornou a maior competição deste tipo no mundo.

A OBMEP 2009, assim como as anteriores, foi realizada em duas etapas. A primeira, com a participação da grande massa de estudantes foi corrigida pelos professores de cada escola pois continha questões mais ‘simples’, mesmo que ‘simples’ seja um termo razoável para a dificuldade das questões. Para resolvê-las era preciso que o aluno tivesse um bom conhecimento das regras matemáticas.

Já na segunda fase da OBMEP 2009 as provas foram aplicadas e corrigidas pelos funcionários do IMPA, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Desta fase, saíram os ganhadores da olimpíada.

Consequências da Obmep

Competicao Obmep

Além de ter o status de maior Olimpíada de Matemática do mundo, no Brasil, a OBMEP vem trazendo importantes avanços na área de matemática e bolsas de iniciação científicas.

Os clubes de matemática vem crescendo em quantidade e qualidade no país por conta da ânsia dos estudantes em se preparar para as olimpíadas e aprender mais sobre os conteúdos que caem nas provas aplicadas.

O Pólos Olímpicos de Treinamento Intensivo visam a preparação adequada para os estudantes. E a Preparação Especial para Competições Internacionais que tem como objetivo a democratização do acesso dos estudantes a preparação para as competições internacionais.

Ou seja, a OBMEP 2009 e as demais trouxeram importantes conquistas na educação do Brasil e pretende continuar seus avanços. A OBMEP certamente continuará sendo realizada.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Obmep nas escolas

Pesquisar