O que são figuras de linguagem

links patrocinados

O que são figuras de linguagem

A Língua Portuguesa é reconhecidamente uma das mais ricas e complexas do planeta. De fato, nosso idioma possui inúmeros recursos estilísticos e sintáticos para que possamos nos expressar de diferentes maneiras. É o caso das figuras de linguagem, classificação genérica dada a uma série de recursos e estratégias que podem ser utilizadas pelo autor de um texto para provocar determinado efeito de interpretação de seus leitores ou ouvintes. As figuras de linguagem podem estar presentes em vários aspectos distintos, sejam eles sintáticos, semânticos ou fonológicos.

Utilização das figuras de linguagem

O que são figuras de linguagem Confira O que são figuras de linguagem

As figuras de linguagem não são uma exclusividade de textos literários. Elas estão presentes em músicas e no cotidiano das pessoas. Se você disser, por exemplo, que está morrendo de fome, você acabou de utilizar uma figura de linguagem, a hipérbole. Isso porque você não está, de fato, morrendo, apenas está com muita fome. Outra figura de linguagem muito utilizada no cotidiano é o eufemismo, aplicado em situações em que desejamos suavizar determinada frase. Dizer, por exemplo, que alguém “faltou com a verdade” é um eufemismo para “mentiu”.

Conheça O que são figuras de linguagem

Tipos de figuras de linguagem

As figuras de linguagem estão entre os tópicos mais importantes da gramática da Língua Portuguesa. Elas são divididas em dois grandes grupos: figuras de palavras e figuras de construção. As primeiras são as mais utilizadas no cotidiano, e englobam recursos linguísticos como ambiguidade, eufemismo, metáfora, ironia, paradoxo e muitos outros.

As figuras de construção, por sua vez, têm um valor sintático. Dentre elas podemos mencionar pleonasmo, silepse, anáfora, clímax, assonância e muitas outras. Obviamente, não há a necessidade de se decorar todos estes nomes para que possamos compreender o que é uma figura de linguagem. Em termos amplos, basta dizer que tudo aquilo que causa um efeito sonoro, visual ou interpretativo para além do convencional pode ser considerado uma figura de linguagem. Esta, entretanto, é ainda uma definição bem vaga, apenas ilustrativa.

Saiba O que são figuras de linguagem

Exemplos

Para deixar mais claro o que são as figuras de linguagem e qual a sua aplicação, seguem alguns pequenos exemplos de algumas delas: a catacrese, por exemplo, é uma figura de linguagem utilizada quando não há um termo que defina com exatidão determinada coisa. É o caso do “dente de alho”. A sinestesia, por sua vez, é um recurso utilizado para mesclar impressões sensoriais, como “olhar doce”.

No dia a dia, também é muito comum usarmos as metonímias, quando a parte representa o todo, por exemplo. Isso acontece quando dizemos algo como “gosto de ler Machado de Assis”. Na realidade, você não lê o autor, mas a obra.

O que são figuras de linguagem - saiba mais

Saiba mais

As figuras de linguagem são um assunto extremamente amplo. Aqui, apresentamos apenas algumas definições básicas e alguns poucos exemplos. Se você quer conhecer mais sobre as figuras de linguagem e sua aplicação, recomendamos a utilização de uma gramática, que provavelmente terá um ou mais capítulos dedicados apenas a este tema. As figuras de linguagem são recursos usados com muita frequência na Língua Portuguesa, portanto, aprendê-las é essencial para que possamos compreender nosso idioma.

Pesquisar
Artigos Relacionados