Novas regras para a redação do Enem

links patrocinados

A redação do Enem é uma das partes que mais podem deixar os estudantes preocupados, principalmente porque a nota vale de 0 a 1000, sendo mil a nota máxima que um candidato pode tirar. Mas a partir de 2015 algumas normas mudaram. Veja mais informações sobre as novas regras para a redação do Enem.

Sobre o Enem e a nova redação

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada para conseguir vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas em todas as regiões do Brasil. Também servindo como uma métrica para a avaliação dos estudos no país pelo Mec (Ministério da Educação), quem está já estudando para a prova precisa saber que várias coisas mudaram e há novas regras para a redação do Enem.

Essa chega a ser uma das partes mais temidas por vários estudantes que realizam o teste, que conta ainda com a parte de linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Sobre as novas regras para a redação do Enem, há algumas coisas que ainda não mudam: são cerca de 30 linhas para os estudantes desenvolverem um tema em formato dissertativo e com embasamento.

Novas regras para a redação do Enem

Novas regras para a redação do Enem: acesso a sua prova

Os estudantes têm acesso à correção de suas provas diante as novas regras para a redação do Enem. Isso acontece porque muitas vezes os alunos chegavam a contestar uma nota dada, considerando-a muito baixa. Entretanto, essa revisão nem sempre é vinda com a correção de nota, cabendo somente a uma medida oficial.

Mais informações sobre o padrão exigido

Dentro das novas regras para a redação do Enem não mudou nada em relação ao padrão: ele é dissertativo, o que não cabe a inserção de opiniões, os famosos “eu acho que”, “eu penso que”… isso acaba tirando parte da pontuação do candidato.

Redação do Enem

Sobre as novas regras para a redação do Enem, elas são simples, mas podem fazer a diferença na vida do estudante. Ainda não podem ser consultadas pessoas ou aparelhos no momento de realização da prova.

Novas regras para a redação do Enem: como se dar bem no texto

Quem quer seguir as novas regras para a redação do Enem e se sair bem na prova precisa saber de como a nota é distribuída. A argumentação e bom uso da língua portuguesa são essenciais, sendo indicado evitar palavras rebuscadas na qual se pode confundir o sentido na hora de escrever. Caso tenha dúvida na ortografia de uma palavra, a dica é procurar por um sinônimo na hora ou reformular a frase.

Novas regras para a redação

É sempre importante fazer o texto em um rascunho antes de passar para o papel final, podendo a pessoa revisar, por exemplo, quando há algum tempo. Sobre as novas regras para a redação do Enem, é sempre importante ler e estar informado sobre assuntos atuais e com relevância social. Alguns dos temas mais recentes foram: Publicidade Infantil no Brasil (2014), Lei Seca (2013) e Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI (2012).

Enem

Pesquisar
Artigos Relacionados