Nota Fiscal Eletrônica Niterói RJ

links patrocinados

Nota Fiscal Eletrônica Niterói RJ

Nota Fiscal Eletrônica Niterói RJ

O sistema NF-e, ou Nota Fiscal Eletrônica, consiste na criação, emissão e armazenagem digital de notas fiscais geradas como comprovação de prestação de serviços ou aquisição de produtos. As notas são armazenadas no próprio sistema do programa, podendo também ser enviadas para o email do consumidor, caso seja solicitado. O sistema foi lançado no Brasil em setembro de 2006, tornando-se substituto de alguns tipos de documentos fiscais.

A Nota Fiscal Eletrônica foi implantada através de parceria do ENCAT com a Receita Federal. Esta parceria deu origem, também, a dois outros sistemas de digitalização de documentos fiscais: a escrituração contábil e a escrituração fiscal.

Cobertura da NF-e

Até o momento, seis estados brasileiros possuem o sistem de Nota Fiscal Eletrônica. São eles Maranhão, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia. A NF-e permite o aumento da arrecadação de estados e municípios, através do combate eletronico à sonegação fiscal. Além do poder público, o sistema também traz benefícios para consumidores e empresas, graças à maior segurança na armazenagem dos documentos.

Modelo Nota Fiscal Eletrônica Niterói RJ

Desde setembro de 2006, os setores de cigarros e combustíveis têm que utilizar o sistema NF-e de maneira obrigatória. A partir de 2009, outros segmentos também foram incluídos compulsoriamente no programa, como industrial, de distribuição e atacadista. Mas a maioria das empresas se inscreveram de maneira voluntária no sistema, podendo aproveitar as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica.

Vantagens do sistema

A implantação da Nota Fiscal Eletrônica representou um avanço relevante em relação ao antigo sistema de notas fiscais impressas. Setores empresariais e industriais, por exemplo, puderam agilizar suas declarações tributárias, além de economizar consideravelmente com os custos de impressão dos documentos, principalmente no que diz respeito à aquisição e transporte de papéis. O sistema eletrônico também utiliza menos recursos naturais, promovendo melhorias ao meio ambiente.

Nota Fiscal Eletrônica

Os consumidores, por sua vez, não correm mais o risco de cometer erros de digitação em processos escriturários. Também foi eliminado o risco de extravio de documentos fiscais importantes, que agora ficam armazenados eletronicamente. A Nf-e também ajuda a impulsionar o e-commerce, pois os documentos digitais possuem validade jurídica.

Nota Fiscal Eletrônica em Niterói

A cidade de Niterói, no interior do Rio de Janeiro, é um dos muitos municípios brasileiros que implementaram o sistema de Nota Fiscal Eletrônica. Por se tratar de um programa governamental, o NF-e possui uma série de informações disponíveis no site da prefeitura da cidade. Na página podemos encontrar, por exemplo, a relação completa dos estabelecimentos industriais e comerciais que já aderiram ao sistema.

Caso você adquira produtos num estabelecimento filiado ao Nota Fiscal Eletrônica, basta informar seu CPF no ato da compra para que o documento seja emitido e armazenado dgitalmente. Desta forma, você tem a certeza de que está contribuindo para a arrecadação de Niterói.

Se você precisar de uma versão impressa do documento, basta acessar o sistema NF-e utilizando seu CPF. Outra opção é solicitar o documento por email, no ato da compra. Para maiores informações sobre o programa, acesse o site da prefeitura.

Nota Fiscal Eletrônica Niterói RJ - lançamento Nota Fiscal Eletrônica Niterói RJ - sistema

Nota Fiscal Eletrônica Niterói RJ

Confira um vídeo sobre a Nota Fiscal Eletrônica:

Pesquisar
Artigos Relacionados