NCE UFRJ
NCE UFRJ
NCE é a sigla para o Núcleo de Computação Eletrônica, órgão vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das melhores do Brasil na área de Computação Eletrônica. Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) é um dos institutos pioneiros em pesquisas envolvendo as novas tecnologias e as suas aplicações no cotidiano do brasileiro.
História NCE UFRJ
O NCE da UFRJ foi criado na década de 60 e foi oriundo de outro departamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Departamento de Cálculo Científico (Coppe). Desde então, o Núcleo de Computação Eletrônica teve como seu primeiro objetivo desenvolver projetos de computação em um dos primeiros computadores criados, o IBM 1130. A partir daí, o NCE se engajou em projetos reconhecidos por toda a comunidade acadêmica.
Alguns dos estudiosos mais consagrados do NCE UFRJ foram fundamentais para o desenvolvimento como um todo da computação em todo o Brasil. Os principais deles foram Newton Faller e Julio Salek Aude. Ambos foram homenageados após a morte com os seus nomes em premiações importantes da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Já na década de 70 o NCE passou a atuar com processamento de dados da administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, além disso, dava apoio operacional com os computadores para todas as unidades. Em 1973 o NCE passou a trabalhar no desenvolvimento de hardwares e uma nova mentalidade foi passada pra todos os seus funcionários: o computador não deveria apenas processar os dados, e sim modificar toda a sociedade com a era da informática.
Com esse avanço promovido pelas pesquisas do NCE houve um fortalecimento da indústria da computação no Brasil e o país passou a dominar essa ‘cultura’ e avançou bastante neste meio.
Atribuições NCE UFRJ
O NCE UFRJ foi responsável pela criação do curso de graduação em Informática da UFRJ, além do departamento de Ciências da Computação, que faz parte do Instituto de Matemática. Além disso, o NCE da UFRJ é encarregado da manutenção e instalação de todos os equipamentos computacionais da universidade em várias unidades diferentes. Outra atribuição do NCE foi o de desenvolver sistemas para o quadro social da UFRJ e gestão das atividades acadêmicas.
O NCE da UFRJ possui cursos Stricto Sensu de pós-graduação em informática com mais de 300 dissertações defendidas. O curso de doutorado foi aprovado pelo MEC em 2010. No lato sensu, possui cursos para todos os alunos de pós e da graduação normal. Além dessas atividades, o NCE também possui um projeto de extensão bastante premiado que envolve a inclusão digital de deficientes físicos e visuais através do software DOSVOX (para os deficientes visuais) que promove a interação com o computador através da síntese de voz e possui mais de 20 mil usuários na América Latina e no Brasil.
Fotos