NCE Concursos UFRJ

links patrocinados

NCE Concursos UFRJ

NCE Concursos UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do Brasil, e uma das mais importantes da América Latina no campo da pesquisa. Criada em 1792, com a fundação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, a UFRJ nunca interrompeu suas atividades.

Aliado ao tradicionalismo da UFRJ está a preocupação da instituição com a tecnologia. Pensando nisso, já na década de 1960 a universidade passou a investir no estudo da Informática, com a criação do NCE – Núcleo de computação Eletrônica.

Sobre o NCE

A primeira plataforma utilizada pelos alunos do NCE foi o IBM 1130, um sistema de computadores criado pela empresa norte-americana IBM em 1965. A UFRJ investiu na especialização de seus professores da área, e muitos deles se tornaram figuras muito importantes para o desenvolvimento da Informática no país.

As pesquisas no NCE, ainda em seus primeiros anos de existência, deram origem ao primeiro projeto de hardware brasileiro, o PPF, em 1973. Em 1988, o sistema operacional Pegasus/Plurix, desenvolvido no NCE, foi utilizado em muitas companhias brasileiras.

Até mesmo a instalação dos cursos de Informática no Brasil teve um grande auxílio do NCE, que hoje é um dos maiores centros de referência em Informática na América Latina. Seus cursos são muito procurados por quem deseja se especializar na área.

Cursos do NCE

O NCE oferece uma gama extremamente variada de cursos. Para os servidores da UFRJ são dispnibilizados cursos de Informática Básica, Windows, Word, Access, Internet e Excel. Há também seis cursos de extensão, a maior parte deles voltados para a tecnologia da informação.

O NCE oferece também cursos de pós-graduação, Mestrado e Doutorado. Para se informar sobre as datas dos processos seletivos, acesse o site do NCE e vá até a seção de editais, disponível no menu “Área Acadêmica”. Se você possui dúvidas sobre os cursos e processos seletivos, envie uma mensagem para o NCE através do menu “Contato”.

GPI UFRJ

GPI UFRJ

O Grupo de Produção Integrada – GPI – é um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que conta com a participação de pesquisadores e docentes que estão ligados ao Departamento de Engenharia Industrial (DEI), oferecida pela Escola Politécnica, e também pelo Programa de Engenharia de Produção, oferecido através da Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia na UFRJ.

Através do GPI os participantes conseguem realizar diferentes tipos de pesquisas cientificas e metodológicas relacionadas ao campo da engenharia. A atuação do GPI é feita através do sistema de ensino, pesquisa e extensão, o que permite que todos os resultados consigam ser aplicados. A participação e feita através de estudantes interessados no campo.

Graças a atuação do GPI, a UFRJ conseguiu firmar diferentes convênios e contratos de intercambio de estudantes em universidades internacionais e ainda trazer a participação de empresas e instituição provadas. Dessa forma, é possível aprimorar as pesquisas e trazer elas para o mundo real.

A atuação do GPI acontece através de dois laboratórios básicos: o Laboratório de Manufatura Integrada por Computador e também o Laboratório de Sistemas Integrados de Gestão.

Ensino GPI UFRJ

Atualmente, o GPI atua através da oferta de disciplinas de graduação. São elas: logística, planejamento de controle da produção II, planejamento e programas de processos fabris e industriais, manufatura integrada por computador, sistemas de produção e controle numérico, planejamento estratégico, organização da industrias, engenharia de métodos, engenharia de processo de negócios, planejamento das instalações, instalações industriais e organização das industrias.

O GPI ainda oferece disciplinas através do programa de pós-graduação stricto sensu, ou seja, programas de mestrado e doutorado na área de Engenharia de Produção.

Pesquisas GPI UFRJ

Quem quiser conhecer mais sobre as pesquisas realizadas pelo GPI pode acessar o site oficial do grupo e clicar em “pesquisas”. La você encontra todo o material que já foi produzido pelos membros do grupo.

Pesquisar
Artigos Relacionados