NBB

links patrocinados

NBB

NBB

Sobre o NBB

Antigamente pouco se ouvia falar de basquete. O Brasil sempre se destacou mais no futebol e o basquete sempre foi um esporte mais deixado de lado. Mas aí apareceram ‘fenômenos’ que passaram a integrar times importantes dos Estados Unidos, inclusive da NBA (a liga de basquete mais importante do mundo), e o cenário começou a mudar. Hoje o Brasil não tem a NBA, mas tem o NBB.

O NBB é o Novo Basquete Brasil. Ele nada mais é do que uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete. Claro que a Liga tem o aval da Confederação Brasileira de Basquete.

Antes do NBB o que havia era o Campeonato Brasileiro de Basquete, mas ele já não se encaixava à realidade do basquete brasileiro e daí foi criado o NBB, em 2009.

Como é Jogado o NBB

No NBB todos os times jogam uns contra os outros e turno e returno (‘ida e volta’). Os 12 primeiros lugares são classificados e vão para o playoff.

Nesta fase, as duas equipes que ficaram em 5º ou 12º lugar jogam no chamado cruzamento olímpico, com séries melhor de cinco. Logo em seguida os times jogam contra as quatro primeiras classificadas na temporada normal e assim vai até que reste somente um time.

Até agora os dois campeões do NBB foram o time do Flamengo e de Brasília.

NBB Classificação 2011

NBB Classificação 2011

Sobre o NBB

Por mais que no Brasil o basquete não seja um esporte muito popular, ao contrário do que se vê nos Estados Unidos, há quem goste de praticar e torcer por essa modalidade esportiva. Mesmo não estando no topo da lista, o qual sem sombra de dúvidas é ocupado pelo futebol, o basquete ainda se classifica entre os preferidos dos brasileiros.

Surgimento da sigla

Para dar espaço àqueles que gostam desse esporte, o Brasil conta com o campeonato conhecido como Novo Basquete Brasileiro (NBB), o qual surgiu como nova opção frente ao antigo torneio Campeonato Brasileiro de Basquete, que não é mais realizado atualmente.

A instituição responsável pela organização do NBB é a Liga Nacional de Basquete em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball, a qual carrega a grafia da palavra na sua origem em inglês. A NBB foi fundada em 2008, a sua primeira edição foi realizada em 2009 e conta com o total de 15 equipes que disputam as melhores posições no campeonato.

O último torneio aconteceu em 2010, tendo como o seu último vencedor o time da cidade de Brasília, capital do país. O desenrolar do campeonato da NBB acontece na seguinte sequência: fase de classificação, oitavas de final, quartas de final, semifinal e a final.

Melhores times

De acordo com a classificação publicada no site oficial da LNB, a qual diz respeito à temporada de 2010/2011, o atual campeão do basquete brasileiro é o time Uniceub, de Brasília. Na sequência, o Franca Basquetebol Clube ocupa o segundo lugar da classificação realizada com os times brasileiros.

Em terceiro lugar,o time Esporte Clube Pinheiros mantém sua visibilidade ao estar entre os três primeiros colocados da NBB. Dando continuidade à sequência dos melhores times, o Clube de Regatas do Flamengo vem em quarto lugar, sendo que a equipe carrega o mesmo nome do time de futebol.

No site oficial da NBB, o internauta consegue ver a classificação de todos os times que participaram na temporada 2010/2011 do campeonato de basquete. Assim, os torcedores do esporte consegue acompanhar quais times vem se destacando conforme as edições continuam sendo realizadas a cada ano.

NBB Ao Vivo

NBB Ao Vivo

Sobre o NBB Ao Vivo

NBB, Novo Basquete Brasil, é o campeonato nacional de basquete mais importante do país hoje. O torneio é organizado pela Liga Nacional de Basquete, que por sua vez tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball. O torneio anterior a este era chamado de Campeonato Brasileiro de Basquete.

Liga Nacional de Basquete

A Liga Nacional de Basquete é composta pelas equipes brasileiras de basquete. Ela foi fundada por 20 clubes. Esta liga é inspirada nos parâmetros da NBA, a liga americana de basquete.

A primeira edição do torneio Liga Nacional de Basquete teve as seguintes franquias em disputa: Univates/Biras, São José/Unimed/Vinac, Saldanha da Gama, EC Pinheiros, Paulistano/Amil, Pitágoras/Minas Tênis, Winner/Limeira, Ciser/Araldite/Univille/Joinville, Universo/BRB/Brasília, Flamento/Petrobras, Vivo/Franca, CETAF/Garoto/UVV/PMVV, GRSA/Bauru, Assis e Lupo/Araraquara.

Forma de Disputa da Liga Nacional de Basquete

O formato da Liga Nacional de Basquete é similar ao disputado nos Estados Unidos da América, entretanto com bem menos partidas entre as equipes. Elas se enfrentam todos contra todos num sistema de turno e returno. As oito melhores classificadas, vão para a fase final, onde é decidido em uma série melhor de cinco.

Atual campeão da Liga Nacional de Basquete

O time de Brasília é o atual campeão da Liga Nacional de Basquete, vencendo na final o equipe da cidade de Franca. A equipe da capital do país precisou de apenas quatro partidas das cinco possíveis para despachar a equipe paulista.

O primeiro jogo foi realizado na cidade de Brasília, e a equipe da casa ganhou por 92 a 72. Na segunda partida realizada na cidade de Franca, a equipe de Brasília voltou a ganhar, desta vez pelo placar de 80 a 75. Na segunda partida a Equipe de Franca tentou reagir, com um placar apertado diante de sua torcida, 93 a 92.

Entretanto, quando a série voltou para a capital do país, a equipe de Brasília liquidou a partida, fechando a melhor de cinco em 3 a 1 e levantando a primeira taça da Liga Nacional de Basquete.

NBB Ao Vivo

Em alguns sites da internet é possível acompanhar as partidas da Liga Nacional de Basquete ao vivo. Para fazer a pesquisa dos sites que são possíveis visualizar as partidas basta procurar no site de busca do Google, ou em outro qualquer, e pesquisar através das palavras “NBB ao vivo”.

Pesquisar
Artigos Relacionados