Músicas Gospel

links patrocinados

Músicas Gospel

Músicas Gospel

Sobre as Músicas Gospel

A música gospel, no senso comum, é conhecida como aquele estilo de canção que serve para adorar a Deus. Essa também é uma das funções, mas ela pode ser simplesmente uma alternativa de música à comunidade cristã.

Referências musicais

As letras gospel podem ser escritas para que simplesmente o amor a Deus seja mostrado ou a música pode ter também um viés comercial, de entretenimento. Uma das estrelas da música que mais fizeram sucesso com músicas gospel foi Elvis Presley (pode acreditar, ele tem várias composições nesse estilo musical, como Crying in the Chapel). Também foi Elvis que ajudou a divulgar as músicas gospel.

No Brasil, o gospel popularizou-se a partir dos anos 80 e hoje há gravadoras especializadas, que possuem apenas cantores gospel no seu repertório. No começo a maioria dos cantores era católico, como o padre Marcelo Rossi, padre Zeca, entre outros. Hoje uma grande fatia desse mercado é composto de cantores evangélicos, convivendo com os católicos.

A palavra gospel, na verdade, é a sonoridade da junção de outras duas palavras: God Spell. Traduzindo literalmente, a expressão seria como um “feitiço de Deus”, recado que já passa a ideia que se pretende com o estilo musical. Assim, dá para ter uma ideia da origem da palavra que é usada para fazer referência aos adoradores desse tipo de música.

Controvérsia da comunidade

Muitos músicos dos dias de hoje tiveram suas carreiras iniciadas no ramo da música gospel. Uma das mais polêmicas é a Katy Perry, que tem nas suas letras referências homossexuais e indicações de comportamentos que vão contra ao que é esperado de quem tem presença na comunidade gospel.

Para piorar a situação de Perry, seu pai é pastor e a sua família chegou a falar publicamente que teria vergonha do comportamente da própria filha. Com isso, a vida da jovem está constantemente sob os holofotes, pois cada lançamento surpreende ainda mais a quem já era seu fã.

Além dela, outros artistas tiveram a origem no meio da comunidade que adora Deus e pratica diversos hábitos em sua homenagem. Assim como acontece com Perry, outros exemplos podem nos surpreender com as origens de quem parece ser totalmente desligado desse mundo.

Cifras de Músicas Gospel

Cifras de Músicas Gospel

Sobre as Cifras de Músicas Gospel

Música Gospel é um gênero musical que cresce muito nos países cristãos. Basicamente ele serve para expressar a crença cristã. Entretanto, a criação, influência e a definição varia muito de acordo com o contexto social e a cultura local.

Música Gospel como produto comercial

Nos dias atuais, ela é feita e executada por diversos motivos. Muitos procuram um motivo religioso ou cerimonioso, entretanto boa parte veem como um produto de entretenimento para o mercado comercial, principalmente no Brasil, visto que a aceitação é bastante grande das pessoas pois as letras falam de amor de Deus para com a humanidade, entre outras coisas.

História da Música Gospel

Ela começou a ser utilizada no século XX, principalmente nos Estados Unidos da América. A música gospel surgiu de uma essência e raiz negra. Tanto é que a música gospel praticada nos Estados Unidos da América é bastante associada ao Jazz e Blues. Vários artistas desses gêneros começaram nas igrejas, cantando o louvor de Deus, para depois se abraçarem nas formas mais vulgares vistos pelos cristãos.

O Pai da Música Gospel

Thomas Dorsey é considerado o pai da música gospel. Nasceu no ano de 1899, ele começou sendo pianista de Blues e fazia certo sucesso com o nome artístico de Gergia Tom. Depois de ouvir Charles Tindley, começou a compor letras que falavam do sentimento de Deus, entre outras, abandonando de vez suas letras agressivas.

Porém, a igreja não gostou do estilo de Dorsey, pois ainda tocava com o ritmo de Jazz. Ela argumentava que não era apropriada para o santuário. Dorsey batalhou muito em sua vida para ser aceito dentro da igreja juntamente com suas músicas. Ele compôs mais de cem músicas até sua mrte que ocorreu no ano de 1993.

Dorsey conseguiu com que sua música fosse aceita dentro da igreja. Dorsey ainda fundou a Convenção Nacional de Corais Gospel nos Estados Unidos da América, no ano de 1932.

Cifras de Músicas Gospel

Em vários sites de cifras é possível encontrar músicas Gospel. Um dos maiores sites de cifra do Brasil é o Cifraclub. Ele contém milhares de músicos, bandas, artistas, de vários estilos musicas e gêneros, para acesso gratuito de suas cifras e letras.

GD Star Rating
loading...
Músicas Gospel, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados