Moodle UFPB

links patrocinados

Moodle UFPB

Moodle UFPB

Hoje existem muitas tecnologias que colaboram com a forma que cursamos o ensino superior. Uma dessas formas é na modalidade a distância. Para isso, muitas universidades, inclusive a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), utilizam a plataforma Moodle, que permite a troca de informações e a interação entre alunos e professores.

O Moodle

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que se popularizou em todo o mundo, pois é uma ferramenta que permite que sites da web sejam criados para atender os alunos de forma dinâmica. Para que o Moodle possa ser usado é necessário que ele seja instalado num servidor, para então ser acessado por outras pessoas.

Objetivo

O principal objetivo desta plataforma é que os educadores possam contar com ferramentas que permitam o gerenciamento de uma maneira de educar mais rápida, ágil e segura e da mesma forma facilitar o acesso e essa aprendizagem. O fácil uso do Moodle permite que seja usado de forma ampla por vários estudantes e também pode ser utilizado em escolas primárias que visam interagir o aluno. A plataforma permite ainda que seja acessada por outras iniciativas ligadas a educação.

Como usar

Existem duas formas para as quais o Moodle pode ser usado no ensino superior: uma para cursos a distância, ou seja, aqueles que são totalmente online, ou pode ser usado como uma forma de contato ou de troca de conteúdo por outros cursos, independente da modalidade.

No Moodle podem ser realizadas atividades como fóruns, ter acesso a banco de dados sobre determinados temas, tornando o espaço um lugar de colaboração. Pode ainda ser usado como uma forma de disponibilizar conteúdo e também serve para avaliar os alunos, que podem enviar trabalhos através da ferramenta e ainda participar nas discussões criadas no espaço sobre temas pertinentes ao curso.

Ao acessar o Moodle da UFPB é possível aprender a usar a ferramenta através de um tutorial. O link está localizado na parte superior do lado esquerdo da página. Também é possível acessar a plataforma como visitante, tendo acesso a algumas ferramentas e dessa forma poder compreender melhor como a plataforma funciona.

Atualmente utilizam a plataforma Moodle da UFPB os cursos de Letras, Letras/LIBRAS, Matemática, Pedagogia, Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Gestão Pública.

Gratuito

O download e o uso do Moodle são gratuitos e o registro é voluntário, por isso não há um número exato de quantas pessoas utilizam-na. Mas alguns dados em torno do seu uso são obtidos mostrando que há em todo mundo mais de um milhão de usuários registrados. O país campeão desses registros é os Estados Unidos, sendo que o Brasil está em terceiro lugar. No total são mais de 223 locais em todo o mundo que utilizam o Moodle.

Fotos

MoodleMoodle
Moodle UFPBMoodle UFPB
Página da UFPBPágina da UFPB

UFAL 2011

Sobre a UFAL 2011

UFAL 2011

A Universidade Federal de Alagoas é uma instituição de ensino que existe desde o ano de 1961 e se destaca por ser a maior universidade pública de todo o estado. Atualmente, a UFAL, como a universidade também é conhecida, possui mais de 25 mil alunos matriculados nos seus cursos de graduação em todos as suas unidades.

Sobre a UFAL 2011

Muitos estudantes de Alagoas tentaram conseguir uma vaga no vestibular da Universidade Federal do Estado. Com campi em Maceió, Arapiraca e do Sertão, a UFAL oferece cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação, como especializações, mestrado e doutorado em diversas áreas de conhecimento.

Na cidade de Maceió, o campus da UFAL está localizado no endereço Avenida Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins. Já o campus de Arapiraca está no endereço Avenida Manoel Severino Barbosa, s/n, Bom Sucesso. O campus de Sertão está em uma sede provisória, já que foi criado no ano passado, e pode ser encontrado no endereço Rua Henrique Dias, s/n, Bairro Novo, Delmiro Gouveia.

Entre os cursos de graduação da Universidade de Alagoas, podemos encontrar os de Biologia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Relações Públicas, Direito, Educação Física, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental, Farmácia, Geografia, História, Música, Meteorologia, Odontologia, Nutrição, Teatro, Engenharia do Petróleo e muitos outros.

O vestibular da UFAL 2011 teve, como sempre acontece, milhares de inscritos interessados em ingressar nos cursos de graduação da instituição. Todos tentaram conseguir alguma vaguinha em um dos cursos e puderam conferir o resultado da UFAL, divulgado já no dia 21 de janeiro de 2011.

Matrículas da UFAL 2011

As matrículas foram feitas em seguida, assim como a dos alunos que foram aprovados pelo Processo Seletivo Seriado da Universidade. Em ambos os casos, as vagas remanescentes foram divulgadas no início de fevereiro.

A matrícula para os convocados em segunda chamada está sendo feita a partir do dia 3 de fevereiro, mas o edital e as datas de chamada estão sendo publicadas diretamente no site. Basta acessar a página e conferir as informações.

Para ficar por dentro da abertura de novos processos seletivos da UFAL, além de conferir informações sobre o cursos e a Universidade, é só entrar na página da instituição na rede mundial de computadores.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados