Monografia

links patrocinados

Monografia

Monografia

Sobre a Monografia

Você já enfrentou o vestibular, uma imensidão de livros e até, em alguns casos, uma mudança de moradia para entrar na universidade. Passados pelo menos três anos de curso superior, chega a hora de entregar a monografia.

O trabalho é uma oportunidade para mostrar tudo o que você aprendeu até agora. Abaixo vcocê irá conferir algumas dicas que podem tornar a sua monografia um passaporte capaz de revelar que você está apto a enfrentar o mercado profissional.

Primeiros passos para começar a Monografia

A primeira dica é definir que tipo de trabalho você pretende realizar. Em geral, a monografia se coloca como um resgate dos estudos já realizados sobre determinada temática. Alguns cursos de graduação, porém, trazem outras possibilidades ao aluno. A elaboração de produtos experimentais ou a realização de estágios aplicados (em que a monografia se torna então o relatório final) são algumas das alternativas.

De qualquer forma, é preciso conferir qual o procedimento adotado no seu curso de graduação para a realização do trabalho final. Geralmente a coordenação encaminha uma cópia desse regulamento aos formandos.

Tema da Monografia

Passada essa fase, a primeira etapa é definir o tema que você pretende abordar no seu TCC. Somente após uma temática bem delimitada pode-se chegar a uma boa “problemática”, ou seja: a questão que você pretende responder com a sua pesquisa.

Feita essa pergunta, você pode definir qual a melhor forma de tratar o tema escolhido. A escolha de uma metodologia adequada é fundamental para chegar aos objetivos desejados com a monografia. Faz parte do trabalho ainda elencar os fatores que justificam a pesquisa, elaborar um cronograma de atividades e resgatar estudos anteriores relacionados à proposta para assim construir um referencial teórico de apoio.

Com essas etapas, o estudante pode passar à parte prática, a qual varia de acordo com a proposta do trabalho. Pode ser uma análise, a construção de um produto, um experimento científico, etc. O importante é fazer algo com o qual você tenha afinidade. Afinal, você vai passar pelo menos um semestre envolvido com a sua monografia.

ABNT Normas

ABNT Normas

Sobre a ABNT Normas

As pessoas que freqüentaram o ensino médio e, principalmente, a universidade, com certeza já estiveram em contato com as normas da ABNT. Todos os trabalhos científicos e acadêmicos exigem que o texto siga as normas estabelecidas pela ABNT, como forma de padronizar a produção.

ABNT

A Associação Brasileira de Normas e Técnicas, a famosa ABNT, é um órgão que foi fundado em 1940 com o intuito de normalizar as técnicas no Brasil, dando base imprescindível para o desenvolvimento tecnológico de nosso país. Ela é um órgão privado, mas que não possui fins lucrativos, sendo a única forma reconhecida de normalização brasileira.

A ABNT é um dos fundadores da International Organization for Standardization (ISO), da Associação Mercosul de Normalização (AMN) e da Comissão Panamericana de Normas e Técnicas (COPANT). Além disso, a ABNT representra o Brasil nas três entidades acima e também na International Eletrotechinal Comission (IEC).

Missão e Valores

A missão da ABNT é sistematizar o conhecimento brasileiro a partir de documentos normativos, com a finalidade de poder comercializar e difundir a produção de conhecimento gerada no país e contribuir, desta forma, com o desenvolvimento tecnológico e científico.

Já entre os valores do órgão estão: inserir o Brasil numa posição de reconhecimento em órgãos internacionais, contribuir e avançar com o estado da arte, zelar pela marca e pela propriedade intelectual, entre outros.

Normas

A ABNT fornece normas para todo o conteúdo de um trabalho científico, desde seus aspectos estruturais, como de conteúdo. Dentre as normas impostas pela ABNT estão o modo de organização do trabalho – a ordem da estrutura (capa, folha de rosto, resumo, etc.), bem como todos os itens obrigatórios na apresentação do mesmo.

Além dos aspectos estruturais, o conteúdo, sem dúvidas, é o de maior importância, visto que é ele que vai gerar o desenvolvimento esperado. Para a elaboração do conteúdo a ABNT também defende algumas regras, como as formas de citação de fonte. Quem for fazer um trabalho e não citar as fontes corre o risco de responder pelo crime de plágio. Para evitar esse e outros problemas é sempre bom recorrer às normas para explicitar de forma correta todas as informações utilizadas no estudo.

O livro de normas da ABNT é bastante extenso e contempla todos os aspectos envolvidos num trabalho acadêmico/científico.

Pesquisar
Artigos Relacionados