Como fazer considerações finais TCC

Como fazer considerações finais TCC

Como fazer considerações finais TCC

O TCC, ou trabalho de conclusão de curso, é um dos trabalhos acadêmicos mais solicitados pelas instituições de ensino superior para que os alunos possam terminar suas graduações. Através de dispositivos metodológicos específicos, os alunos desenvolvem temas que, posteriormente, serão avaliados por uma banca de qualificação.

O TCC pode ser desenvolvido de maneiras distintas, variando principalmente de acordo com o curso escolhido pelo acadêmico. Os estudantes podem se valer de estudos de caso, pesquisas de recepção, projetos arquitetônicos, revisões bibliográficas e diversos outros. Esta escolha, geralmente, é feita com o auxílio de um professor orientador, que também ajudará na metodologia do trabalho.

Estrutura

A estrutura de um trabalho de conclusão de curso varia de acordo com o formato escolhido pelo estudante. Contudo, alguns pontos são comuns a todos os trabalhos, como introdução, objetivos, referencial teórico, metodologia, resultados e considerações finais, além de outros. Cada um destes tópicos deve ser executado respeitando a uma série de normas, que norteiam o que precisa ser dito em cada momento do trabalho.

TCC - considerações finais

A introdução, por exemplo, é um texto curto onde o aluno deve informar, de maneira sintética, qual o tema escolhido e sua linha de pesquisa, se necessário. Nos objetivos, deve ser informado o que o estudante espera alcançar com aquela pesquisa. A revisão bibliográfica, também conhecida como referencial teórico, é a parte onde o acadêmico sustenta sua pesquisa de maneira teórica.

Considerações finais

A parte das considerações finais, como o próprio nome sugere, é uma das últimas que precisam ser realizadas pelos estudantes. Após o término da pesquisa – o TCC, normalmente, tem um ano para ser feito -, o graduando explica, nas considerações finais, se seus objetivos iniciais foram alcançados e se a metodologia escolhida foi a melhor opção. Neste momento também são expostas as dificuldades encontradas durante a realização da pesquisa, e se o tema atendeu às expectativas do pesquisador.

Considerações finais - como fazer

Geralmente, as considerações finais são consideradas uma parte mais leve do trabalho de conclusão de curso. Este tópico dispensa qualquer academicismo, não sendo necessária a citação a autores. As considerações finais têm, geralmente, um número máximo de duas páginas.

Importante

Embora as considerações finais sejam comumente vistas como uma parte mais solta do trabalho, sem todo o rigor acadêmico necessário para o restante do TCC, é sempre importante que o estudante converse com seu orientador para saber mais sobre este tópico do trabalho. Isso porque, em alguns casos, as instituições podem exigir considerações finais maiores ou menores, mais leves ou rigorosas. E, apesar de ser um momento mais tranquilo do trabalho, até mesmo descontraído, as considerações finais necessitam da mesma formatação do restante do trabalho, com muita atenção à correta utilização das normas da ABNT.

Se você precisa de modelos de considerações finais, a melhor opção é dirigir-se à secretaria de seu curso de graduação e solicitar trabalhos anteriores. Na imensa maioria dos casos, as secretarias mantém um acervo de TCCs antigos, que podem ser emprestados aos acadêmicos que ainda estão na graduação.

Como fazer considerações finais TCC - considerações finais como fazer

Vídeo Como fazer considerações finais TCC

Confira um vídeo com um exemplo de considerações finais no TCC

GD Star Rating
loading...
Como fazer considerações finais TCC, Nota: 3.6 de 5 com 7 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados