Modelo de Monografia

links patrocinados

Modelo de Monografia

Modelo de Monografia

Assim que o universitário acaba de entrar na faculdade, os professores já começam a falar sobre a monografia. Para muitos, o trabalho é um pesadelo, pois reúne em apenas um modelo e o acadêmico deve apresentar o que aprendeu durante o curso universitário.

O grande pesadelo, na verdade, são pelas regras e normas, que muitas vezes deixam os acadêmicos em pé. A monografia é um dos fundamentais trabalhos para conclusão de curso, senão o mais importante.

Apesar de todo o terrorismo que colocam em cima da monografia, ela é extremamente importante, pois prova que o universitário aprendeu a base teórica do ensino e conseguiu colocar em prática. Portanto, merece receber o diploma de graduados.

Modelo de monografia: saiba mais

Monografia modelos

Muitos deixam para pensar na monografia apenas no último ano de faculdade. O certo é já ir pensando desde o primeiro ano, pois assim não bate o desespero. A maioria das instituições de ensino, especialmente de ensino superior, durante a graduação, têm disciplinas voltadas às metodologias que ensina a produção da monografia.

Portanto, é muito importante seguir as regras e todas as normas exigidas pela instituição, pois são essenciais para aprovação em honra. A monografia é o último trabalho da faculdade e deverá ser apresentando no final da graduação. Ela deve ser muito bem pensada, com um tema coerente à graduação, uma boa orientação e e acordo com as exigências da instituição.

Tema da Monografia

Tipos de monografia

Um dos processos mais importantes para início da produção da monografia é, sem dúvidas, a escolha do tema. Primeiramente, o assunto deve ser coerente com a área de estudo, além de ser um trabalho relevante e que apresente, ou não, novidades para a área de atuação.

Depois deste passo, e escolhido o tema de acordo com a graduação, o acadêmico deve verificar a bibliografia disponível do assunto. É muito importante, nesta etapa, uma pesquisa bem aprofundada, e que também não fuja do assunto. Assim, o trabalho estará muito bem embasado teoricamente. A partir disso, com auxílio do orientador escolhido pelo acadêmico ou a própria instituição, o aluno poderá dar sequência no processo de produção da monografia.

Normas da Monografia

Monografia 2013

A maioria dos trabalhos de conclusão de curso, especialmente as monografias, seguem normas estabelecidas pela Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT). No entanto, estas normas são facultativas de cada instituição. Se a sua faculdade ou universidade exigir as regras da ABNT ela deve, necessariamente, disponibilizar na biblioteca da instituição ou no site, todas as regras e normas. Além disso, o orientador do seu trabalho poderá auxiliá-lo nesta questão, para que seu trabalho esteja de acordo com todas as exigências científicas da ABNT.

Modelo de Monografia

Os acadêmicos que ainda não iniciaram e têm interesse em adiantar, ou mesmo conhecer um trabalho acadêmico, como a monografia, podem encontrar diversos modelos disponíveis gratuitamente na internet.

Os trabalhos, como a monografia, basicamente é composta por capa, folha de rosto, resumo, índice, objetivos, referencial teórico e bibliografia da pesquisa realizada. Entretanto, é importante tomar muito cuidado com os modelos de monografia, pois estas podem não estar nas regras da ABNT, haja vista que as regras são facultativas de cada instituição.

Conteudo da monografia Monografia

Pesquisar
Artigos Relacionados