Mitologia Grega – mitos e deuses da Mitologia Grega

links patrocinados

Mitologia Grega - mitos e deuses da Mitologia Grega

Mitologia Grega: Mitos e Deuses da Mitologia Grega

Muito se fala de deuses gregos, de tragédias movidas pela ira de Zeus e por seus guerreiros semideuses. Filmes, relatos, mitos, tudo isso reflete a cultura dos antigos gregos que acreditavam que a natureza era movida segundo a vontade dos deuses e até os seres humanos serviam de escravos para as manifestações divinas. Sentimentos como amor, ódio e vingança eram plantados nos seres humanos e até as guerras ocorriam segundo o sentimento dos deuses.

A mitologia grega associa as forças da natureza com a vontade dos deuses e entre as guerras existem pessoas que podem lutar com monstros, serpentes gigantes e demais criaturas vindas do submundo, esses guerreiros são denominados semideuses. Semideuses nada mais eram que humanos que tinham metade dos poderes divinos, essas criaturas se originavam do relacionamento entre suas mães humanas e deuses mitológicos, conhecidos no mundo todo, os semideuses são: Hércules, Aquiles, Ajax, Teseu entre outros. Esses guerreiros possuíam características divinas como força, inteligência, beleza, agilidade unidas com fragilidades humanas como dor, dúvidas, sentimentos de vingança e a morte.

Sobre a Mitologia Grega

Mitos da Mitologia grega

A mitologia grega se originou de fatos que eram inexplicáveis aos habitantes da Grécia Antiga, ou seja, fatos de origem natural, política ou mesmo humana como doenças, por exemplo, passaram a ser explicados através de histórias que eram contadas de um povo a outro e acabavam se transformando em mitos, lendas etc. Com isso, a população foi criando toda uma atmosfera de crenças e relatos que atualmente são conhecidos por causa dos textos, peças de teatro, pinturas e esculturas antigas que preservam até os dias de hoje toda a cultura desse povo cercada de muita magia e aventuras. Terremotos, vulcões, tornados, maremotos e até tsunamis eram explicados de maneira muito peculiar, tratava-se da ira dos deuses que revoltados com algumas atitudes humanas, puniam seu povo a fim de fazê-los entender o que é certo e errado.

Origem da Mitologia grega

Os povos gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de diversos deuses e dedicavam a eles orações e oferendas a fim de evitar a sua ira. Doenças, guerras e quaisquer males que afetavam as populações eram cercados de muita magia e muita oração para acalmar o coração dos deuses, dentre os deuses o principal era Zeus o pai de todos e o rei supremo dos deuses, a quem todos deviam devoção. A mitologia grega foi fundada de boca em boca, e com o passar do tempo esses relatos viraram livros, pinturas e esculturas.

Deuses e Semideuses

Povos Gregos

Os deuses, na mitologia grega, possuíam representações dos fenômenos da natureza, dos sentimentos dos humanos, dos guerreiros enfim. Estas representações se davam da seguinte forma: Poseidon era um deus dos oceanos, portanto quaisquer atividades que envolviam os mares eram da vontade ou da ira de Poseidon, por exemplo, maremotos, tsunamis, pescas, naufrágios eram todos relacionados a este deus. Afrodite era a deusa do amor e toda manifestação amorosa era concebida à sua vontade, adultérios, amores impossíveis, gravidez indesejada eram atribuídas aos poderes de Afrodite. Hades pertencia ao submundo, ou seja, quando alguém morria era esse deus que conduzia a alma da pessoa para onde se encontravam todos os mortos. Deméter era o deus da colheita e da agricultura, portanto a ele eram atribuídas às pragas das plantações, as colheitas mal ou bem sucedidas.

Porém nem só de deuses era formada a Mitologia Grega, existiam também criaturas malignas como o Minotauro que possuía corpo de homem, mas cabeça de touro e a Medusa que possuía serpentes ao invés de cabelos e petrificava quem olhasse fixamente em seus olhos. O Minotauro nasceu da ira de um deus, que puniu um rei que tentou enganar Poseidon, deus dos oceanos.

Filmes sobre a Mitologia grega Relatos da Mitologia grega

Pesquisar
Artigos Relacionados