Ministério da Educação

links patrocinados

Ministério da Educação

Ministério da Educação

O Ministério da Educação, popularmente conhecido pela sigla MEC, é uma entidade que representa o Governo Federal em todos os assuntos relacionados à educação no país, seja ela básica, fundamental, ensino médio, técnico ou superior. O órgão foi criado a partir de um decreto oficial ainda no ano de 1930, quando a educação no Brasil começava a ser um tópico relevante e de influência no restante do mundo – no sentido de se especializar em determinadas áreas, escolher uma profissão para atuar o resto da vida, atingir determinada estabilidade. Além disso, o próprio ensino superior realmente foi implementado com diferenciais a partir dessa década, quando começou a valorizar-se mais também a pesquisa científica.

Atuação específica do Ministério da Educação

Naquela época, entretanto, que tinha como presidente o gaúcho Getúlio Vargas, o Ministério era em conjunto com o da saúde e à assistência em geral. Apenas sete anos depois, em 1937 portanto, que surge o Ministério da Educação como o conhecemos hoje: responsável por despachos, pesquisas, decretos, leis e debates infinitos sobre como melhorar o ensino no Brasil. Alguns dos temas discutidos por esse órgão incluem: a influência da ditadura militar no ensino e no debate político no Brasil, a implementação do vestibular, os processos seletivos, a redação, a proposta de substituir todos os vestibulares pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a definição de incluir um nono ano no ensino fundamental, entre outras.

Benefícios do Ministério

O MEC possui muitas responsabilidades, mas atualmente está se destacando não apenas entre os próprios estudantes brasileiros, como de todo o exterior no sentido de enviar e receber bolsistas de países como China, França, Espanha, Bélgica, Alemanha, Moçambique, México, entre muitos outros. A ideia é justamente o intercâmbio de culturas, técnicas e pontos de vista – contribuindo assim para uma ciência com o maior número possível de “marcas” internacionais. Por vezes as descobertas e até mesmo o envolvimento superficial de diferentes ações científicas ficam concentradas na Europa e, em alguns casos, países como Estados Unidos e Japão. Programas como o Ciência Sem Fronteiras estão aí para alterar essa realidade.

Mais informações sobre o Ministério da Educação

Seguindo ainda a linha de valorização do ensino superior e técnico no sentido de ter uma população jovem (e também no futuro) com maior conhecimento e experiência profissional, o Ministério da Educação sempre está envolvido em projetos de parcerias com outras universidades, mas principalmente em fazer com que jovens de baixa renda acessem o ensino público superior de qualidade – como é o caso dos bolsistas para as minorias (como negros, índios e afins, além é claro da comprovada renda). O Ministério da Educação por vezes também atua com outros Ministérios, como por exemplo o de Assistência Social, no sentido de atender essas famílias – e realizar benefícios como o Bolsa Escola, entre outros.

Uma boa opção para quem quer acompanhar se o Governo Federal está realizando diferentes ações na sua cidade ou região é entrar na página oficial do Ministério da Educação ou ainda conversar com diferentes profissionais (principalmente professores), no sentido de estar por dentro de iniciativas que podem ampliar ainda mais o seu conhecimento.

Fotos

Confira Fotos do Ministério da Educação:

Ministério da Educação Ministério da Educação Ministério da Educação Ministério da Educação

Pesquisar
Artigos Relacionados