Mercosul 2014

links patrocinados

Mercosul 2014

O Mercado Comum do Sul, ou simplesmente Mercosul, foi criado oficialmente em 1991 quando Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção, na capital paraguaia. De lá para cá, muitas coisas foram conquistadas pelo bloco e a forma de comércio entre os países membros foi sendo facilitada durante os anos.

Saiba mais

Mercosul 2014 mercosul-2014-2

Em 1995 o bloco foi convertido em uma união aduaneira, modelo de mercado comum mais unido e igualitário no que diz respeito às quotas de impostos de importações e exportações.
O Paraguai acabou perdendo seu lugar no bloco com a saída do presidente Lugo em 2012. A Venezuela, que tentava o ingresso no bloco, finalmente conseguiu ser aceita. No entanto, o Paraguai tenta novamente integrar-se ao bloco. Bolívia e Chile se tornaram estados associados ao Mercosul e passaram a ter alguns privilégios na área de livre comércio.

O que é o Mercosul

Mercosul 2014: acordo de livre comércio com a UE

O ano de 2014 para o Mercosul implicará na criação de um acordo de livre comércio entre o bloco sul-americano com a União Europeia. A União Europeia é o maior bloco econômico do mundo – e também o mais unido.

O Mercosul já possui acordos de livre comércio firmados com outros países do mundo, como o Egito. Porém, a aliança mais estreita com as potências europeias é algo que pode facilitar e aumentar a relação de importação e exportação entre o Brasil e a Europa. Alguns críticos não enxergam com bons olhos este acordo, ao passo que outros acham que esta é uma conquista do Brasil em âmbito econômico.

Para que serve o Mercosul

Mercosul 2014: Fundo Mercosul

Outra grande novidade para o Mercosul em 2014 é a efetivação do Fundo Mercosul. O projeto, aprovado em 2008, será ativado e entrará em vigor em 2014. O Mercosul dará um grande passo no incentivo às pequenas e médias empresas. O Fundo Mercosul é o fundo que ficará disponível para as pequenas e médias empresas, no intuito de promover maiores investimentos em pesquisas e desenvolvimento das mesmas.

É importante frisar que a linha de crédito disponível para estas empresas só poderá ser utilizada se isso for de encontro com os interesses de dois ou mais países do bloco.

Segundo os principais governos do bloco, Brasil e Argentina, esta medida é uma tentativa de incentivar as empresas do bloco a investirem em crescimento e expansão internacional, para fazer frente às empresas da Europa e dos Estados Unidos.

Mercosul 2014 - fundo mercosul

A Hidrovia Mercosul

Por fim, a última grande novidade no Mercosul para 2014 – pelo menos por enquanto – é o início da operação da Hidrovia Mercosul. O sistema de rios e canais por onde o Mercosul, a partir de 2014, pretende transportar e escoar parte de sua produção para importação e exportação está em processo de construção.

Só o Brasil deve desembolsar mais de 217 milhões de reais em obras de dragagem e adequação de muitos trechos para tornar possível a navegação. A Hidrovia deve começar a unir o Mercosul na metade de 2014 e compreende, por enquanto, trechos fluviais do Brasil e do Uruguai.

O Mercosul, em 2014, quer estreitar ainda mais os laços e fortalecer o grupo economicamente. Por isso, fique ligado nas notícias do grupo, pois novas informações podem surgir!

Pesquisar