Melhores cursos de Jornalismo do Brasil

links patrocinados

Melhores cursos de Jornalismo do Brasil

A busca e a divulgação de informações que importam ao público são as principais atribuições de um jornalista. Embora este possa parecer um processo simples, a produção de notícias exige uma série de habilidades, como a identificação de um assunto, apuração, redação e edição. Um bom repórter é aquele que consegue encontrar um assunto interessante onde a maioria dos colegas de trabalho não enxerga uma notícia.

Além desta parte intelectual, o jornalista também precisa ter um bom domínio técnico de ferramentas como editores de imagens e de textos. É imprescindível, também, um domínio pleno da Língua Portuguesa. Muitas vezes é recomendável que o jornalista tenha fluência em um segundo idioma, especialmente o inglês.

Mercado de trabalho e salários

Melhores cursos de Jornalismo do Brasil Melhores cursos de Jornalismo

Atualmente, o mercado de trabalho para jornalistas vive um momento de estabilidade, sem crescimento ou retração. Embora muitos profissionais estejam perdendo lugar nas redações tradicionais, é cada vez maior a procura por jornalistas capazes de dominar as ferramentas da internet, como mídias sociais, blogs e outros conteúdos online.
O salário estimado para um jornalista iniciante é de R$2 mil, para uma carga horária de cinco horas por dia. Os jornalistas que atuam em assessorias de imprensa geralmente começam ganhando um pouco mais, cerca de R$2,3 mil. Se você tem interesse em estudar Jornalismo, confira abaixo quais são considerados os melhores cursos de Jornalismo do Brasil.

Confira os Melhores cursos de Jornalismo do Brasil

Melhores cursos de Jornalismo do país

De acordo com o Guia do Estudante, principal publicação brasileira sobre cursos universitários e mercado de trabalho, o Brasil possui nove cursos de Jornalismo com cinco estrelas de avaliação. São eles os da UFBA (Salvador), UnB (Brasília), UFJF (Juiz de Fora), UFPE (Recife), PUC (Rio de Janeiro), UFRJ (Rio de Janeiro), UFSC (Florianópolis), Unesp (Bauru) e USP (São Paulo).
Além da lista do Guia do Estudante, o Portal Imprensa também produz um ranking próprio listando os dez melhores cursos de jornalismo do Brasil. De acordo com esta lista, o primeiro colocado é o curso de Jornalismo da Faculdade Casper Líbero, em São Paulo. A relação completa pode ser encontrada na página oficial do Portal Imprensa.

Cursos de Jornalismo do Brasil

Outros cursos de Jornalismo bem avaliados

A relação de cursos de Jornalismo avaliados com quatro estrelas pelo Guia do Estudante é bem vasta. Destacam-se instituições como UFC (Fortaleza), UFG (Goiânia), UFMS (Campo Grande), UFF (Niterói) e UFRGS (Porto Alegre), dentre diversas outras.

Jornalismo no Brasil

O curso

O curso superior em Jornalismo tem duração média de quatro anos. As principais disciplinas são Teoria da Comunicação, Língua Portuguesa, Design Gráfico e técnicas de Redação para os mais diversos veículos, como TV, rádio, jornal impresso e internet.
Além de atuar como repórter, o graduado em Jornalismo também pode ser fotógrafo, editor, assessor de imprensa e redator publicitário. A assessoria de imprensa tem se tornado cada vez mais uma opção para jornalistas recém-formados ou experientes, principalmente porque as empresas têm cada vez mais se dado conta da necessidade de construção e manutenção de uma boa imagem perante o público. É possível atuar em assessorias públicas, como prefeituras e fundações, ou privadas.

Pesquisar
Artigos Relacionados