Melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil

Melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil

Uma das áreas de trabalho mais cobiçadas no país pois além da grande oportunidade de trabalho, está entre as remunerações mais altas do país. No entanto se tornar um profissional engenheiro civil, exige muito não apenas do aluno, pois é uma área de estudo que precisa de muita dedicação; como também do curso que deve preparar o aluno para encarar os desafios do mercado de trabalho e proporcionar uma formação de qualidade. Dessa forma conheça osmelhores cursos de engenharia civil do Brasil!

Aplicação da engenharia civil

Melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil Curso de Engenharia Civil

Engenharia civil é uma das áreas de atuação que está em um de seus melhores momentos, pois esse é o segmento da engenharia que forma os profissionais para construir, para projetar, gerenciar e executar obras.

O que faz o engenheiro civil

O que faz o engenheiro civil

Construir estradas, viadutos, portos, canais, barragens, pontes, edifícios e casas. E como esse é um período do crescimento da construção civil no país, são muitas as oportunidades de trabalho. Espaço esse que está sempre a progredir, isto porque os engenheiros civis podem atuar em muitas áreas, em vários segmentos empresariais e sempre vão ter espaço para trabalhar.

Os melhores cursos de Engenharia Civil

O curso de engenharia civil

O curso de engenharia civil tem duração de cinco anos e em sua grade você vai encontrar disciplinas como: estatística, física, matemática, lógica, desenho, economia, administração, construção civil, geotécnica, transportes, saneamento, hidráulica, estrutura entre outras.
Além disso, o curso exige que o aluno cumpra estágio e apresente o TCC- trabalho de conclusão de curso, no término do curso.

Cursos de Engenharia Civil aprovados pelo MEC

Os melhores cursos de engenharia civil aprovados pelo MEC

E os melhores cursos de engenharia civil encontrados no Brasil, com avaliação do Ministério da Educação no último ano, apresentando médias que variam entre 5 e 4, considerando a média avaliada entre 0 e 5, são:
Universidade Federal De Pernambuco, Instituto Militar De Engenharia- IME RJ, Universidade Paulista, Instituto Tecnologia De Aeronáutica –ITA-SP, UNIP SP, Universidade Tecnológica Federal Do Paraná- UTFPR PR, Universidade Veiga De Almeida UVA RJ, UNESP SP, Unisinos RS, UFAL AL, UFSC SC, UFRJ RJ, UNB DF, Puc-RIO RJ, Instituto Superior TUPY – IST SC, Universidade Federal De Minas Gerais UFMG MG, UNISC RS, Faculdade Brasileira ES, UEM PR, MACKENZIE SP, UFRGS RS, UFC CE, UNIMAR SP, UDESC SC, UPF RS, UEL PR, UNIP DF, UFG GO, UFES ES, UNIOESTE PR, Norte UFRN RN, UENF RJ, Faculdade Redentor FACREDENTOR RJ, UNIDERP MS, UFPB PB, USJT SP, UFC CE, UNIJUI RS, UNICAMP SP, Centro Universitário Adventista De São Paulo, UP PR, UFJF MG, Faculdade Dinâmica Das Cataratas UDC PR, PUC MINAS MG, UNOESTE SP, Faculdades Integradas Einstein De Limeira FIEL SP, UFSM RS, Universidade Regional Integrada Do Alto Uruguai E Das Missões URI RS, Universidade Federal De Viçosa UFV MG.

Melhores cursos de Engenharia de Energia do Brasil

Uma divisão não muito conhecida das engenharias é a Engenharia de Energia. Este é o setor que se responsabiliza pelo planejamento, análise e desenvolvimento de sistemas para transmitir, transportar, distribuir e gerar energia. O profissional desta área adquire conhecimentos para lidar com as mais diversas matrizes energéticas, como petróleo, gás natural e carvão, além de energia eólica, hídrica ou de biomassa, dentre outas.

Estes profissionais despertam cada vez mais interesse do mercado de trabalho. No setor público, por exemplo, o engenheiro de energia é responsável por traçar as estratégias do setor energético brasileiro, levando em conta fatores como sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A utilização racional da energia elétrica é um dos grandes motes do trabalho do engenheiro de energia.

Mercado de trabalho para a Engenharia de Energia

Melhores cursos de Engenharia de Energia do Brasil Confira os Melhores cursos de Engenharia de Energia do Brasil

Devido a alguns fatores ambientais, o setor de Engenharia de Energia promete se expandir de maneira considerável nos próximos anos. De acordo com o Plano Brasil 2022, elaborado pelo Governo Federal com o objetivo de estimular o desenvolvimento nacional. O Brasil deve passar por uma crise ambiental e energética em breve. Para evitar colapsos, como os apagões, será necessário investir com alguma urgência em diversas fontes de energia renováveis e não renováveis, como eólica, nuclear e hidrelétrica.

Ao mesmo tempo, o Plano Brasil 2022 busca a redução na emissão de carbono, que tem a queima de derivados do petróleo como principal vilã. O Brasil possui um imenso potencial para alternativas renováveis de energia, o que traz muitos estímulos às pesquisas para o desenvolvimento deste setor, o que traz um ótimo panorama para o engenheiro de energia.

Conheça os Melhores cursos de Engenharia de Energia do Brasil

Pólos

É cada vez maior o número de empresas, sejam públicas ou privadas, que têm demonstrado interesse na contratação de profissionais da Engenharia de Energia. No estado de Pernambuco, por exemplo, empresas de produção de energia eólica têm contribuído para o desenvolvimento das atividades industriais do estado. Outras regiões que têm se destacado neste setor são os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Cursos de Engenharia de Energia do Brasil

Cursos de Engenharia de Energia

O setor de Engenharia de Energia é muito recente. O primeiro curso da área foi criado há apenas dez anos, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Outras instituições, como a Unipampa e a UFABC, também possuem graduações na área. Na Unipampa, entretanto, o curso é um pouco mais específico, lidando apenas com fontes renováveis de energia.

Outros cursos de Engenharia de Energia que se destacam no Brasil são os oferecidos pela UFGD, PUC Minas, Unisinos, UFSC e UFRGS. De acordo com o Guia do Estudante, principal publicação nacional sobre cursos superiores, o melhor curso de Engenharia de Energia do Brasil é o da Uergs, que foi o primeiro a ser instalado no país.

Remuneração

Remuneração

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de São Paulo, a remuneração inicial de um engenheiro de energia é de R$3732, para uma carga horária de trinta horas por semana.

GD Star Rating
loading...
Melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados