Meio Ambiente

links patrocinados

Meio Ambiente

O termo meio ambiente tem aparecido cada vez mais na mídia, em grandes conferências entre os países e até nas nossas conversas do dia a dia. Ele é utilizado para se referir a absolutamente todas as coisas que existem na Terra, tanto vivas quanto não vivas. É isso mesmo, uma grande construção, realizada pelo ser humano, também faz parte do meio ambiente. Faz parte do senso comum acreditar que ele abrange apenas a natureza, mas ele é muito mais grandioso do que isso.

• Meio ambiente e ecossistemas

Faz parte do conceito de meio ambiente dizer que tudo que afeta um ecossistema (ou simplesmente faz parte de um ecossistema) está inserido nesse meio.

Os ecossistemas nada mais são do que os grandes sistemas formados por seres vivos e o local onde eles vivem, de modo que há interação entre essas duas partes, ou seja, os seres influenciam o local e também são influenciados por ele.

Dizemos que o conjunto de seres vivos (animais e vegetais) são a porção biótica de um ecossistema. Enquanto isso, os componentes abióticos, não vivos, fazem parte do local e incluem pedras, minerais de forma geral e até a luz solar.
Tudo o que forma um ecossistema é necessário para a manutenção do mesmo.

• Sustentabilidade

Essa é outra palavra que sempre aparece relacionada com o meio ambiente e que precisa ser uma máxima no cotidiano de todas as pessoas. Ser sustentável significa, essencialmente, buscar o desenvolvimento da sociedade como um todo, mas preservando a natureza e os recursos naturais durante esse processo.

Um dos exemplos de sustentabilidade são as leis de reflorestamento, por exemplo, em que as empresas que trabalham com a extração de madeira precisam repor aquilo que tiram do meio ambiente.

No entanto, no cotidiano é não só possível como necessário adotar a sustentabilidade em atitudes muito simples, como a separação do lixo para a reciclagem.

• Ameaças ao meio ambiente

Infelizmente o meio ambiente está ameaçado sim. No Brasil, o desmatamento de florestas nativas está entre os principais problemas, normalmente associado ao aumento da população. A destruição dos rios também é significativa! Essas duas situações que acabaram de ser citadas podem desequilibrar ciclos naturais do meio ambiente.

A poluição do ar, solo e água, ou seja, a emissão de poluentes que atingem esses locais é uma ameaça que se agrava com o processo de industrialização. Tanto é que as partículas emitidas por indústrias e veículos são as que mais prejudicam o meio ambiente, intensificam o efeito estufa (piorando o aquecimento global), provocam chuvas ácidas, entre vários outros problemas. No meio rural, o uso de agrotóxicos polui solos e rios.

• Meio ambiente na sociologia

Os sociólogos também estudam o meio ambiente, mas sob uma perspectiva um pouco diferente das outras que foram apontadas acima. Na sociologia, ele engloba elementos materiais e não materiais que afetam o indivíduo de alguma forma. Ou seja, é considerada desde a paisagem até a ideologia e a mentalidade predominante de uma época.

Dessa forma, a abordagem sociológica de meio ambiente parece um pouco mais abstrata e considera mais o indivíduo do que qualquer outro elemento. Inclusive, para os sociólogos que fazem parte dessa linha de pesquisa, a pessoa é um produto das relações sociais que estabelece com outras pessoas e com o ambiente em que vive, ou seja, esses são os fatores que formam o seu comportamento e a sua maneira de pensar também.

Influências do Meio Ambiente

GD Star Rating
loading...
Meio Ambiente, Nota: 4.3 de 5 com 24 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados