Medalhas Pan 2014

links patrocinados

Medalhas Pan 2014

Os Jogos Pan-Americanos são o principal evento esportivo dentre os países do continente americano. A competição funciona nos moldes dos Jogos Olímpicos, com a diferença da restrição ao número de participantes. Sua organização fica por conta da ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana), reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Pan-Americano, ou simplesmente Pan, como é conhecido, possui modalidades esportivas que podem ou não existir também nas Olimpíadas. Assim como outros grandes eventos esportivos, o Pan acontece de quatro em quatro anos. O país que sedia o evento varia, embora siga uma lógica de divisão por partes do continente, em um sistema de rodízio: uma sede na América do Sul, a seguinte na América Central, depois na América do Norte, retornando à América do Sul. O primeiro Pan foi realizado em 1951, em Buenos Aires.

Participantes

Medalhas Pan 2014 Medalhas Pan 2013

Os participantes do Pan variam. Até hoje, 42 países já participaram do evento, desde os tradicionais Brasil, Argentina, Canadá e Estados Unidos até os modestos Suriname, Ilhas Cayman, Haiti e muitos outros.

O Brasil já sediou duas edições do Pan-Americano. A primeira delas aconteceu em 1963, na cidade de São Paulo. A outra foi em 2007, no Rio de Janeiro. Portanto, é provável que o Brasil ainda demore algumas décadas para sediar mais um Pan-Americano.

Confira as Medalhas Pan 2014

Maiores medalhistas

Além dos títulos em cada modalidade, o Pan-Americano também possui um ranking dos países, somando-se as medalhas de todas as competições. Desde que o evento foi criado, somente em duas ocasiões os Estados Unidos não foram os principais medalhistas: em 1951, com a vitória da Argentina, e em 1991, com Cuba. O vencedor não é aquele que conquista mais medalhas, mas o que consegue a melhor pontuação (medalhas de ouro valem mais pontos do que as de prata, que, por sua vez, são mais valiosas do que as de bronze). Por isso, em 1991, apesar de ter conquistado 87 medalhas a mais do que Cuba, os Estados Unidos ficaram na vice-liderança, pois os cubanos conseguiram dez medalhas de ouro a mais.

Medalhas Pan 2014 - confra

Pan em 2014

A última edição do Pan realizada no Brasil foi em 2007. Desde então, aconteceu apenas mais um Pan-Americano, em 2011, na cidade de Guadalajara, no México. Como o evento acontece de quatro em quatro anos, não haverá Pan-Americano em 2014, apenas no ano seguinte. Mantendo o rodízio de partes do continente, a próxima sede será na América do Norte, mais especificamente no Canadá, em Toronto. Embora esteja longe de acontecer, o próximo Pan já tem data marcada: as provas serão realizadas entre os dias 10 e 26 de julho.

Saiba mais

Saiba mais

Em 2019, o Pan-Americano retorna para a América do Sul. A cidade de Lima, capital do Peru, já foi definida como próxima sede sul-americana. Ou seja, o próximo Pan-Americano realizado no Brasil poderá acontecer, na melhor das hipóteses, apenas em 2031, caso não haja qualquer mudança de regulamento. É mais provável, entretanto, que o evento só volte para cá a partir de 2043. Desde o início do Pan, em 1951, o Brasil já conquistou 287 ouros, 318 pratas e 459 bronzes.

Pesquisar
Artigos Relacionados