MEC ProUni 2011

links patrocinados

MEC ProUni 2011

MEC Prouni 2011

O Prouni tem possibilitado o ingresso de muitos estudantes brasileiros nas universidades. Graças a este programa criado pelo Ministério da Educação, o MEC, o Prouni, Programa Universidade Para Todos, tem disponibilizado muitas bolsas de estudo integrais e também parciais para os cursos de graduação e também os cursos seqüenciais de uma formação específica. As bolsas disponibilizadas pelo Programa Universidade Para Todos são para as universidades particulares de ensino superior no Brasil.

Como funciona o Programa Universidade Para Todos

O Programa Universidade Para Todos, o Prouni, tem como a principal finalidade conceder bolsas de estudos integrais e também parciais para os cursos de graduação, bem como os cursos seqüenciais de uma formação específica nas instituições de educação superior privadas de todo o Brasil.

O Prouni foi criado no ano de 2004 pelo governo federal e foi institucionalizado pela lei de número 11.096 no dia 13 de janeiro de 2005. O Programa Universidade Para Todos oferece também a isenção de diversos tributos que as universidades particulares de ensino superior cobram.

O Programa Universidade Universidade Para Todos é dirigido a todos os estudantes que realizaram o ensino médio em escola pública de educação, ou também da rede particular de ensino, desde que tenha sido bolsista integral. Para este último tipo de estudante, é necessário que o aspirante a bolsista do Prouni prove que a renda familiar per capita seja de no máximo 3 salários mínimos. O Programa Universidade Para Todos também apresenta o sistema de seleção impessoal e informatizado, sendo que este garante a segurança e também a transparência a todo o processo. A seleção dos candidatos do Prouni é feita a partir da nota obtida pelos estudantes na proa dão Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Então, desta forma, a inserção dos estudantes bolsistas do Prouni se dá a partir do bom desempenho na educação do ensino médio. O Programa Universidade Para Todos também conta com ações conjuntas que visam ao incentivo da permanência dos alunos nas instituições de ensino superior. O Prouni tem também o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, que garante a possibilidade de o bolsista parcial do Programa Universidade Para Todos financiar até a todalidade da mensalidade que não é coberta pelo Prouni.

Sobre as bolsas integrais e as bolsas parciais do Prouni

O Programa Universidade Para Todos disponibiliza aos estudantes que desejam ingressar na universidade dois tipos de bolsas. A primeira é a bolsa integral, onde o estudante precisa ter uma renda familiar, por pessoa, que não ultrapasse um salário mínimo e meio, sendo que se for provada esta renda, o estudante consegue uma bolsa de estudos de 100%. O segundo tipo de bolsa é a bolsa parcial. Neste tipo, o estudante deve ter uma renda familiar por pessoa de até três salários mínimos. Então, ele é contemplado com uma bolsa parcial, de 50% do valor total da mensalidade.

Informações sobre o Prouni

Para ter acesso às informações mais completas sobre o Programa Universidade Para Todos, basta acessar a página do MEC na internet. No site há até explicações sobre como calcular a renda familiar por pessoa.

Fotos

Confira Fotos sobre MEC ProUni 2011:

Sobre o MEC ProUni 2011 ProUni MEC 2011 2011 MEC ProUni ProUni 2011 MEC

Pesquisar