MEC Novo ENEM

links patrocinados

MEC Novo ENEM

MEC Novo ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio- o conhecido ENEM que já opera no Brasil desde o ano de 1998, já sofreu algumas mudanças no decorrer dos anos e agora deve ter novas transformações para as próximas etapas.

O ENEM recebeu proposta para ser reformulado e se tornar valido como o único tipo para as seleções nos processos de seleção de instituições de ensino superior públicas do âmbito federal e desde então funciona no novo modelo. Confira as informações do MEC para o novo ENEM.

ENEM recebe mudanças

O novo ENEM como é chamado teve algumas mudanças nos últimos anos, sendo que os principais objetivos trazer uma nova estrutura para o currículo do ensino médio e as democratizações das vagas das universidades federais do país.

Além disso, é também uma forma de melhorar a mobilidade nas universidades, como também as ofertas de vagas para mais estudantes.

O que e Mec

No entanto as universidades não são obrigadas a aderir o novo sistema de uma só forma, pelo contrário, contam com 4 opções para utilização do ENEM. São elas: online, informatizado na forma unificada de seleção.

Também a nota do ENEM como a primeira etapa; também válido como vestibular da universidade e ainda para as vagas remanescentes como fase única.

ENEM: conteúdo

Para que os estudantes ficam por dentro das regras do novo ENEM, uma matriz foi divulgada contendo todas as informações necessárias.

O que e Enem

Sendo que vai contar com trinta habilidades dentro de cada área, das 4 que compõem o exame. São elas: matemática e tecnologias aplicadas, ciências naturais, e tecnologias aplicadas, ciências humana e tecnologias aplicadas, códigos e tecnologias aplicadas, entre elas a redação e linguagem. Cada área vai contar com conteúdo curricular específico no ensino médio.

Uma das principais características do ENEM é a estrutura em habilidade, o que contribui com o raciocínio. Além disso, as questões são enfocadas de forma interdisciplinar e com isso contribui também para que o conteúdo seja o mais fiel possível com o conteúdo do ensino médio.

O ENEM pretende que as novas provas venham exigir dos estudantes, que tenham o conhecimento por estudar, e não em decorar o conteúdo para as provas.

ENEM: novas regras

Para que serve o Mec

Agora são cerca de duzentas questões, que serão distribuídas, em 4 áreas, matemática, linguagens, ciências humanas e naturais. A prova abrange uma quantidade menor de assuntos em relação as provas de vestibular.

Os estudantes do ENEM podem aproveitar os simulados encontrados na internet para estudar, estão disponíveis na página do MEC.

Do conteúdo apresentado no ENEM antigo, são mantidas as questões com contexto, para facilitar a interpretação, porém passam a contar com cem por cento do conteúdo baseado no ensino médio. Além disso, as questões gerais, e a simples interpretação do ENEM anterior também foram excluídas.

E quem preferir fazer um cursinho preparatório para as provas do ENEM pode contar com toda o aparato, pois os cursinhos já estão adequados e oferecem o material didático atualizado para o treino dos alunos.

Para que serve o Enem Novo enem

Pesquisar
Artigos Relacionados