Manual de Redação para Vestibular

links patrocinados

Manual de Redação para Vestibular

Manual de Redação para Vestibular

O vestibular é motivo de perda de sono por parte de muitos estudantes, o ingresso às universidades vem atrelado a anseios, a escolha da profissão e passar no vestibular acaba sendo um passaporte para uma nova vida que se inicia. Os estudantes se preparam de diversas maneiras, unindo boa alimentação, horas de sono prolongadas e muito estudo. Porém uma questão que é muito relevante para os vestibulandos são as redações, porque para realizá-las não há muito que estudar, é preciso entender de concordância, de pontuação e não fugir do tema.

Sobre Os Manuais

Manual de redacao

Os manuais de redação oferecem melhores saídas para as dúvidas mais frequentes dos vestibulandos, distribuindo por tópicos questões como pontuação, ortografia, concordância, uso de verbos e distribuição dos parágrafos. Nos manuais também estão dispostas algumas redações passadas e suas correções, para que os estudantes entendam quais são os métodos utilizados na hora de corrigir uma redação. Os temas que já foram utilizados e dicas de professores de Universidades na hora de redigir um bom texto, segundo os professores os erros mais comuns estão associados à fuga do tema, quando o aluno começa a falar de um assunto e acaba discorrendo sobre algo que não tem relação com o tema proposto.

Outro deslize muito comum nos textos está relacionado à falta de domínio da norma culta, muitos alunos esquecem que não estão conversando com seus colegas e acabam infiltrando gírias, estrangeirismos e até acrescentando a linguagem que utilizam na internet ao redigir seus textos. É muito importante ressaltar que a língua culta é de extrema importância na hora de redigir um texto, que servirá para avaliar o nível cultural do aluno.

Como fazer uma redacao

O tema que será desenvolvido também precisa ser muito bem explorado, portanto não adianta o aluno se focar somente nas questões objetivas da prova, o aluno precisa ler, assistir jornais, ler revistas e estar a par do que acontece a sua volta, os temas geralmente são relacionados a assuntos que estão vigorando no país, se o vestibulando está alienado não saberá discorrer.

Principais Aspectos dos Manuais

Os manuais geralmente se apresentam de formas simplificadas, dividindo os temas e abordando os assuntos conforme suas relevâncias e por ordem da realização das redações. Questões como título, desenvolvimento e encerramento do texto são abordados a partir desta ordem, ou seja, a partir do começo, meio e fim. Primeiramente o aluno precisa se atentar a norma culta, depois disso ao se deparar com o tema precisa criar um planejamento para discorrer sobre o assunto, primeiro anotar o que a proposta fala a respeito do tema e depois discorrer expondo a opinião e argumentando sobre porque a opinião é A ou B.

Nota redacao do Vestibular

Depois o aluno vai se atentar a pontuação, ortografia, estruturação de parágrafos, etc. E, por fim, buscar uma solução para o problema disposto nos primeiros parágrafos, ou seja, já que o tema foi analisado e discorrido é necessário fazer o leitor entender onde se pretende chegar ao demonstrar uma opinião a respeito do fato e intervir.

Nos manuais de redação tudo é disposto de maneira clara, geralmente através de esquemas visuais onde o aluno entende o que é mais relevante e mais importante ao se redigir uma boa redação. Quando um assunto é importante as letras são garrafais, e também podem estar dispostas em outra cor, tudo para que o aluno compreenda e grave as principais dicas acerca das redações. Nos exemplos de redações de vestibulares passados, as correções também são apresentadas de forma bem clara e simples, a linguagem é de fácil entendimento para que o aluno não se perca e possa assimilar tudo o que precisa saber na hora de redigir seu texto.

Vestibular redacao Vestibular 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados