Maiores ídolos do São Paulo

links patrocinados

Maiores ídolos do São Paulo

Fundado em 1930, o São Paulo Futebol Clube (SPFC) é uma das equipes mais vencedoras do futebol brasileiro. O clube possui 21 títulos do Campeonato Paulista, além de seis Brasileirões, três Libertadores e três Mundiais de Clube. Embora o futebol seja sua principal atividade, o São Paulo também já se destacou em outras modalidades, como no atletismo. Em 1956 Adhemar Ferreira da Silva, atleta do São Paulo, conquistou o bicampeonato olímpico de salto triplo em Melbourne, se tornando o primeiro brasileiro da história a conquistar duas medalhas de ouro. O reconhecimento ao feito está estampado na camiseta do São Paulo: as duas estrelas douradas do escudo tricolor representam as medalhas de Adhemar.

Além do gênio do atletismo brasileiro, o São Paulo também colecionou ídolos do futebol ao longo das décadas. Confira, abaixo, alguns dos maiores ídolos do São Paulo.

Maiores ídolos dos primeiros anos do São Paulo

O São Paulo é um dos poucos clubes brasileiros que podem se orgulhar de ter, entre seus ídolos, um jogador que superou a marca dos mil gols na carreira.

Maiores ídolos do São Paulo Conheça os Maiores ídolos do São Paulo

Antes de Pelé, o grande artilheiro do futebol brasileiro era o paulista Arthur Friedenreich, descendente de alemães. “El Tigre”, como era conhecido, jogou no tricolor paulista entre 1930 e 1935. Na época, o futebol ainda despertava pouca atenção e, por isso, não existem registros precisos sobre os gols de Friedenreich. A FIFA reconhece como número oficial 1329 gols. Contudo, muitos historiadores defendem a tese de que Friedenreich fez pouco mais de 550 gols durante a carreira.

Outro ídolo dos primórdios do tricolor paulista é Leônidas da Silva, que atuou pelo São Paulo entre 1942 e 1950. Leônidas é mundialmente conhecido como o inventor do gol de bicicleta. No São Paulo, o atacante disputou mais de 200 jogos, com 141 gols marcados.

São Paulo

Ídolos recentes do São Paulo

Além dos antigos ídolos, o São Paulo também possui uma vasta lista de ídolos das últimas décadas, principalmente aqueles que participaram do bicampeonato mundial na década de 1990. É o caso do goleiro Zetti, do lateral-direito Cafu e do meia Raí. Para muitos torcedores, Raí é o maior ídolo da história do clube, embora seja difícil escolher apenas um dentre tantos.

O São Paulo também tem outro diferencial: um ídolo em atividade. Estamos falando do goleiro Rogério Ceni, que está há 19 anos no clube e já disputou mais de mil partidas pelo São Paulo. Além de seus feitos embaixo das traves, Rogério também se tornou o maior goleiro artilheiro da história, superando em muito o paraguaio Chilavert. Atualmente, Rogério contabiliza 111 gols na carreira.

Ídolos do São Paulo

Uruguaios

O São Paulo é conhecido por sua afinidade com atletas uruguaios. Não é à toa que quatro dos principais ídolos do clube tenham vindo do Uruguai: o lateral-direito Pablo Forlán, os zagueiros Darío Pereyra e Diego Lugano e o meia Pedro Rocha.

Confira Maiores ídolos do São Paulo

Outros ídolos

A lista de maiores ídolos do São Paulo não ficaria completa sem a menção a atletas como Careca, Serginho Chulapa, França, Canhoteiro, Zizinho, Silas, Gérson, Pita, Leonardo, Poy, Oecar e Bellini. No site oficial do clube é possível conhecer mais sobre estes e outros ídolos da equipe.

Pesquisar
Artigos Relacionados