Locais de Prova do ENEM 2009

links patrocinados

Locais de Prova do ENEM 2009

ENEM

Criado no ano de 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio foi criado com a pretensão de averiguar o nível do ensino dos alunos, para isso ele seria aplicado no terceiro ano do Ensino Médio.

Devido a uma necessidade prevista pelo Ministério da Educação, de unificar os vestibulares existentes nas universidades nacionais devido, principalmente, pela facilidade do estudante, que poderia residir em Porto Alegre e almejar estudar numa Universidade de Minas Gerais, só para realizar a prova da universidade pretendida, o aluno teria que, além de pagar a taxa de inscrição, pagar voo de avião ou passagem de ônibus, alimentação e hotel para realizar a prova do processo seletivo.

Visando esta facilidade e muitas outras, o Exame Nacional do Ensino Médio, tem tomado proporções escalares e a cada ano mais universidades adotam esta prova como processo seletivo de suas instituições. Sendo assim, é de extrema importância, ao estudante que pretende ingressas em uma universidade, obter um bom desempenho em tal prova.

Enem 2009

Por que fazer o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio serve para quatro funções distintas, são elas:

– Ingresso em Universidades Federais: O SISU (Sistema de Seleção Unificada) possibilita que estudantes entrem em faculdades federais. Há três formas para usar o ENEM para ingresso em universidades federais, a primeira é a utilização da nota integral para a entrada do aluno na universidade.

A segunda forma é composição de nota, há uma grande parcela das federais que utilizam a nota do ENEM para compor o score final do aluno, esta composição varia de 10 a 50%. E a terceira se consiste na utilização da nota do Exame para preencher as vagas remanescentes.

Locais de Prova do enem

– Prouni: O Programa Universidade para Todos, tem a finalidade de ofertar bolsas estudantis para alunos vindos de escola públicos que atingiram a nota pré-determinada pela universidade para conquistar a bolsa pretendida, esta bolsa pode ser de 50 ou de 100%, o Prouni é adotado em praticamente todas as faculdades e universidades do país.

– FIES: O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é uma forma financiamento para aqueles estudantes que gostariam de estudar em universidades particulares, devido aos recursos ou a facilidade (se, por exemplo, a faculdade fica perto do trabalho), porém não possuem recurso financeiro suficiente para bancar a mensalidade e os gastos por fora.

– Obtenção da Certificação de Conclusão do Ensino Médio: O ENEM ainda possibilidade que o cidadão obtenha a certificação de conclusão do Ensino Médio, para tal, o aluno deve optar por tal na hora da inscrição, e ainda, atingir as médias estipuladas em cada disciplina do exame, e tirar acima de 500 na redação.

A Redação do ENEM

Provas do Enem

A disciplina que tem o maior peso na prova do ENEM é a de Redação, ela compreende sozinha, 1/3 da prova. A Redação é feita no segundo dia de prova, juntamente com as provas de Língua Portuguesa e Matemática, o gênero a ser escrito é a argumentação dissertativa, sendo dado um tema base, e uma coletânea, a fim de orientar o aluno sobre o tema a ser seguido.

A redação de ter, no mínimo 07, e no máximo 30 linhas escritas (lembrando que uma linha escrita só é contada se ela for escrita, até pelo menos a metade da linha).

Locais de Prova – ENEM 2009

Os locais de prova devem ser consultados pelo site do ENEM. Além de constarem no site, o local da sua prova virá junto com a famosa “cartinha do ENEM”, lá constará o local e horário da prova. Caso o local da cartinha e do site se diferirem, entre imediatamente em contato com o serviço do atendimento do ENEM.

Exame Nacional do Ensino Medio Vantagens de fazer o Enem

Pesquisar