Lattes Busca

links patrocinados

Lattes Busca

Lattes Busca

A Plataforma Lattes é surgiu como uma idéia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obejtivando formular uma base de dados sobre pesquisadores e cientistas, a fim de que instituições de pesquisa e profissionais pudessem interagir por meio da internet. No Lattes é possível elaborar um perfil para demonstrar as capacidades na área de atuação em pesquisa conforme foco de interesse do usuário.

Dessa forma, a Plataforma Lattes mostra o conhecimento do CNPq na conexão de dados e base de Currículos, Grupos de pesquisa e de Instituições em um sistema único de informações. Suas ações atuais estão ligadas também ao planejamento, gestão e operacionalização fomentados pelo CNPq, bem como de diferentes agências de fomento estaduais e federais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das universidades e dos institutos de pesquisa. Ainda, o Currículo Lattes se tornou estratégia de elaboração de políticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de demais órgãos governamentais que estão subscritos nessa área.

Busca da Lattes

Plataforma Lattes

Acessando a página da Plataforma Lattes na internet é possível encontrar o currículo da pessoa que deseja encontrar. Clique no lado direito, acima e informe o nome do pesquisador que gostaria de saber. Para quem já tem currículo Lattes também é necessário entrar na nesta mesma página para realizar atualizações periódicas das ações que desenvolve no meio acadêmico. Também existem alternativas para fazer resumo e processamento de laboratórios no site.

No site é possível encontrar informações sobre bolsa auxílio disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. As bolsas são concedias pelo CNPq ou por instituições de ensino e pesquisa para as quais o Conselho destina bolsas de estudos.

Estatísticas – Lattes

Lattes

A Plataforma Lattes é bastante completa e disponibiliza dados e estatísticas em relação a educação superior no Brasil. Para se ter uma idéia no Brasil existem 51.061 doutores na região Sudeste, 20.038 na região Sul, 17.022 na região Nordeste, 8.708 na região Centro-Oeste e 3.910 na região Norte do país.

Já o número de mestres é o seguinte: região Sudeste 30.762, região Sul 17.382, região Nordeste 14.806, na região Centro-Oeste 6.679 e na região Norte 4.715.

Reformulação da página

Objetivo da Plataforma Lattes

Em 2000 o sistema de busca da Plataforma foi aperfeiçoado, todos os currículos inseridos foram relacionados a outras plataformas de dados através do mesmo pesquisador. Dessa forma, os perfis foram vinculados com o INPI, SciELO, LILACS, SCOPUS, Crossref e Medline, permitindo entre outras ações, a leitura dos textos publicados pelo autor. No ano passado a página passou por uma grande reformulação, acrescentando algumas funções que antes não tinham e tornando o modelo mais moderno e mais fácil de navegar.

Extração de dados da Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes consiste em uma plataforma de dados pública, no entanto, mesmo com a mostra pública das informações de pesquisa, instituições de ensino e de inovação vêm solicitando ao CNPq que as informações de currículo de seus professores, bem como pesquisadores e alunos sejam mais divulgadas a fim de gerar indicadores internos de produção, tanto científica, quanto tecnológica, realizar estudos por meio da utilização de ferramentas e a fim de apoiar a implantação de políticas de gestão.

Trabalhos na Plataforma Lattes Plataforma Lattes 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados