Johnny Cash: biografia e maiores sucessos

links patrocinados

Johnny Cash: biografia e maiores sucessos

Nascido em fevereiro de 1932, o músico Johnny Cash é um dos maiores nomes mundiais da Country Music. Sua rica biografia deu origem ao filme Johnny & June, no qual Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon revivem a conturbada história de Cash com a cantora June Carter. Em setembro de 2013, a morte de Johnny Cash completou dez anos, com direito a diversas homenagens nos Estados Unidos. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre sua carreira e seus inúmeros sucessos.

Biografia de Johnny Cash

Johnny Cash: biografia e maiores sucessos Johnny Cash

Filho de um fazendeiro pobre, Johnny Cash nasceu e cresceu em Arkansas. Com um pai problemático, que tinha diversos problemas com violência doméstica e alcoolismo, Cash começou a trabalhar muito cedo. Com apenas cinco de anos de idade, Johnny Cash já trabalhava pesado em campos de algodão. O jovem era muito ligado ao irmão Jack, que teve uma morte trágica após um acidente com uma serra. Na infância, Johnny Cash teve contato com a música gospel, principalmente devido à influência da mãe. Ainda pequeno, começou a tocar violão e compor suas primeiras músicas.

No tempo em que passou na Força Aérea Americana, Johnny Cash compôs seu primeiro e um dos maiores sucessos, “Folsom Prison Blues”. Após sua dispensa, Cash casou-se e se mudou para o Tennessee, onde trabalhava como vendedor de ferramentas. À noite, Cash se dedicava à música com os amigos Luther Perkins e Marshall Grant, enquanto tomava coragem para tentar a sorte como músico nos lendários estudos da Sun Records. Sua primeira visita ao Sun foi frustrante: Cash apresentou um repertório de músicas gospel, que não agradaram aos produtores. Contudo, em uma segunda tentativa, Johnny Cash apresentou músicas próprias, com um ritmo frenético para a época, conquistando os produtores Jack Clement e Sam Philips.

Johnny Cash: biografia

Principais sucessos de Johnny Cash

Desde o início, Johnny Cash apresentou gravações que se tornaram verdadeiros clássicos do Country. Dentre suas primeiras músicas gravadas estão Cry Cry Cry, Hey Porter e Folsom Prison Blues, canções que ajudaram a dar novos rumos ao gênero.
Outras músicas que fizeram muito sucesso nos anos seguintes foram Don’t take your guns to town, I walk the line, Ring of fire, Jackson e muitas outras.

Johnny Cash - maiores sucessos

Vida pessoal

No início da década de 1960, Johnny Cash passou por diversos problemas com o vício e remédios. A situação piorou nos anos seguintes, até que Cash iniciou a reabilitação com o apoio de familiares e de June Carter, que viria a se tornar sua esposa. Neste período, Cash também se converteu ao cristianismo, após uma tentativa de suicídio.

Johnny Cash: últimas gravações

Últimas gravações

Na década de 1990, quando atraía pouca atenção das gravadoras, Cash se aproximou do conceituado produtor Rick Rubin. Em 1994, Cash lançou o álbum American Recordings, no qual gravou versões de diversos artistas modernos. O álbum se tornou um imenso sucesso de público e crítica, dando origem a mais cinco sequências. Mesmo uma década após sua morte, Cash ainda é constantemente lançado e relançado em CDs. Sua discografia já possui dezenas de álbuns póstumos.

Pesquisar
Artigos Relacionados