Inscrições do ENEM reabertas

links patrocinados

Inscrições do ENEM reabertas

Inscrições do Enem Reabertas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realiza por aqueles que estão concluindo o ensino médio nas escolas. Este é realizado em todo o território nacional, e realizado por milhares de alunos que pretendem seguir um curso de graduação. Este tem peso fundamental para o ingresso nas principais instituições de graduação do país, muitas universidades, inclusive, não realizam mais o vestibular que permitiria a entrada do aluno na faculdade; assim, estas utilizam do Enem como prova classificatória de ingresso. Outras instituições, utilizam o Enem como peso no vestibular, isto é, este serve como um auxílio para ingresso nas faculdades.

O Enem no ano de 2009

O ano de 2009 foi um tanto conturbado para o Enem, isto é, houve inúmeras complicações em relação a inscrição, prova, e datas definidas. Além disso, os casos de gripe suína no Brasil e em todo mundo preocupavam cada vez mais as pessoas, impossibilitando que estas permanecessem em um mesmo local fechado. Isso tudo contribuiu para que o Enem nesse ano, tivesse alguns problemas em relação as datas.

Inscrições Enem 2009

Em 2009, o prazo para a inscrição no Enem seria entre o período de 15 de junho a 17 de julho. Sendo assim, quem não pode se inscrever pela internet não teria mais a oportunidade realizar o Exame naquele ano. No entanto, no dia 20 de agosto daquele ano, a Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que o Enem deveria reabrir as inscrições para o concurso, sendo estas válidas até o dia 28 de agosto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem teria até cinco dias para recorrer à decisão.

Não obrigatoriedade do CPF no Enem

Essa decisão tomada pela Justiça Federal teria como apelo o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), isto é, nos outros anos realizados, assim como em 2009, era obrigatório a inserção do CPF para a inscrição no concurso. No entanto, a Justiça Federal determinou que os candidatos do Enem não deveriam preencher obrigatoriamente ao campo do CPF para poder realizar a prova. A justificativa provém de que a maioria dos inscritos possuem idade entre 15 a 17 anos, e portanto, não tem e não são obrigados a ter o CPF. E o Enem considerando obrigatório esse documento, desclassificaria muitos possíveis candidatos, além disso, daria oportunidade maior para aqueles que já tinham feito o CPF. Isso foi determino, porque muitos alunos não conseguiram obter o CPF dentro do prazo estipulado pelo Enem.

MEC diante da decisão da Justiça Federal

A Justiça Federal determinou que se o Ministério da Educação e Cultura (MEC) não cumprisse com o prazo estipulado, até o dia 28 de agosto, este pagaria uma multa de até 10 mil reais por dia. O MEC e o INEP recorreram diante a decisão da Justiça, no entanto, foram obrigados a reabrir as inscrições para os alunos. Além desse problema, as provas que seriam realizadas entre os dias três e quatro de outubro de 2009, tiveram que ser adiadas para os dias cinco e seis de dezembro do mesmo ano. Isso porque, no dia 30 de setembro, algumas modelos de provas vazaram para algumas instituições brasileiras.

Fotos

Confira Fotos sobre Inscrições do ENEM reabertas:

Quando as Inscrições do ENEM foram reabertas ENEM Reabertas Inscrições do ENEM ENEM: Inscrições reabertas

Pesquisar
Artigos Relacionados