INEP Gabarito ENEM 2010

links patrocinados

INEP Gabarito ENEM 2010

INEP Gabarito ENEM 2010

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada anualmente para todos os alunos que estão finalizando o ensino médio para entrar no ensino superior. Sua intenção é avaliar os conhecimentos que o estudante adquiriu durante esse processo. Além disso, atualmente é utilizado como requisito importante, ou único, para a entrada em universidades do país.

O resultado do exame pode garantir também que alunos recebam bolsas de estudos, parciais ou integrais, para estudar em faculdades particulares.

Todos os alunos, desde 2009, são obrigados a realizar o exame para conseguir o diploma de conclusão do Ensino Médio.
O exame, com suas características iniciais, foi lançado no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1998.

Enem na sua nova versão

Desde 2009, a prova aplicada aos alunos do Ensino Médio mudou suas características iniciais. A princípio, o exame era aplicado para a avaliação do desempenho escolar do aluno, hoje, as provas são unificadas com os vestibulares de universidades federais do Brasil.

Gabarito Enem

A prova passou de 63 questões para 180, além da redação. Para que os alunos conseguissem finalizar a prova, o Enem passou a ser aplicado em dois dias consecutivos.

Erros no ENEM

Os três primeiros anos do novo Enem foram marcados por grandes escândalos. Em 2009, a prova teve de ser adiada por suspeita de vazamento de questões da prova. O episodio aconteceu na gráfica responsável pela produção do material. Após o adiamento da prova, os gabaritos foram lançados para os estudantes com graves erros.

Enem 2010

Em 2010, o escândalo envolvendo o Enem foi, novamente, manchete em todos os jornais do Brasil. Dessa vez, as informações sigilosas e pessoais dos inscritos foram divulgadas na internet. Além disso, consecutivos erros em um caderno de provas do exame causaram a suspensão do exame em todo o território brasileiro. Entretanto, apenas os estudantes prejudicados tiveram de refazer a prova.

Em virtude destes erros, algumas universidades perderam a confiança no Enem e deixaram de utilizá-lo como parte de suas notas.

Para quem acreditou que as sucessões de erros acabariam em 2010, a surpresa não foi agradável. Em 2011, estudantes de um colégio particular tiveram acesso às questões do Enem antecipadamente. Apenas os alunos do colégio tiveram o trabalho de refazer a prova, com novas questões.

Gabarito Inep

Neste ano, a redação também passou a ser alvo de críticas da população. Estudantes cobravam do Órgão responsável (INEP) a transparência na correção da redação.

Função do ENEM

Para os estudantes o ENEM serve, atualmente, como acesso ao ensino superior. Algumas faculdades utilizam a nota de forma integral para a seleção de seus alunos, outras utilizam apenas uma porcentagem.

Assim que as notas do ENEM são lançadas, os alunos entram no sistema online do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) e escolhem quais os cursos e universidades que desejam ingressar, os alunos que obtiverem os melhores resultados no ENEM são aprovados nestas faculdades.

Já para o governo, o ENEM ainda é utilizado como uma forma de avaliação do ensino médio nacional. Com os resultados é possível que estatísticas como a diferença entre o ensino particular e público sejam realizadas.

Exame nacional do ensino medio Versoes do Enem

Pesquisar
Artigos Relacionados