Inep Enem

links patrocinados

Inep Enem

Inep Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma importante prova para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, sobretudo no ensino público no Brasil. O futuro profissional e pessoal de muitos jovens passa por esse teste do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – chamado de Inep. Por enquanto a forma mais usada para ingressos nas universidades é a prova de vestibular, mas o Enem Inep vem sendo aos poucos o substituto desta prática.

A importância dada ao Enem Inep

A intensificação da utilização do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso em cursos superiores dói iniciada no ano de 2011 quando o Ministério da Educação, por meio do Inep, fizeram a proposta para as instituições de ensino superior brasileiras. Várias dessas universidades adeiram e com o passar do tempo só aumenta esse número de adesão.

O Enem do Inep vem se tornando cada vez mais importante para o sistema educacional brasileiro, que já pode considerar os exames vestibulares uma ferramenta de entrada nas universidades bastante centralizadora e ineficaz praticamente. Ademais o resultado da prova pode ser usado como uma forma de certificação ou conclusão de término dessa período escolar.

Inep Enem 2013

Para entender o Enem

O desenvolvimento do Enem se deu em 1998 voltado para testar os conhecimentos de alunos do Ensino Médio apenas, mas não tendo objetivos tão empíricos quanto ao de ter a possibilidade de ingressar na faculdade de acordo com o resultado objetivo. Esse passo foi dado pelo Inep e Ministério da Educação apenas no ano de 2009, mas serviu como um marco da história do Enem. As provas acontecem no segundo semestre, perto do final do ano letivo para estudantes do Ensino Médio. . Além disso, o Enem Inep também é usado para acessar outros programas do governo federal, como é o caso do programa Universidade Para Todos, conhecido como ProUni.

Conteúdo das provas do Enem Inep

Inep

Tudo o que o estudante aprendeu no decorrer da sua vida escolar e principalmente no Ensino Médio deve ser mostrado na prova do Enem Inep.

Assim, os conteúdos cobrados do aluno são definidos em quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e linguagens. As matérias passam por português, história, artes, língua estrangeira, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia. Os alunos de Ensino Médio devem se esmerar nesses conteúdos e também demonstrar conhecimentos gerais, bem como realizar uma prova de redação.

Informações para fazer o Enem

Inep 2013

Existem algumas informações básicas que o candidato não deve esquecer para que possa fazer a prova do Enem Inep. Deverá observação com atenção os prazos destinados para o momento da inscrição e quando for realizá-la deve informar o RG, CPF, endereço de correio eletrônico, número do telefone, dizer se precisa de atendimento específico ou não, informar o Inep se pretende o certificado ou não e além disse o candidato deverá preencher um questionário do governo sobre sua situação socioeconômica.

É preciso paga uma taxa no momento da inscrição, ou se for o caso, realizar um pedido de isenção.

Exame nacional do ensino medio Enem Inep

Pesquisar
Artigos Relacionados