INEP ENCCEJA

links patrocinados

INEP ENCCEJA

INEP Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, popularmente conhecido pela sigla INEP, é vinculado ao MEC (Ministério da Educação) e tem por objetivo realizar pesquisas, estudos e avaliações sobre o sistema de ensino do país.

Os resultados dos trabalhos ajudam a direcionar políticas públicas e servem para que pesquisadores, professores e a sociedade em geral conheça de perto a situação atual da educação brasileira.

O INEP é responsável por diversas avaliações e pesquisas que são velhas conhecidas dos estudantes e da população de modo geral, como o Censo Escolar, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Responsabilidades do órgão

Inep

De acordo com a portaria que garantiu a criação do INEP, o órgão tem entre suas responsabilidades a organização das informações e estatísticas relacionadas à educação, planejamento e coordenação dos sistemas e projetos de avaliação da educação com o objetivo de formar indicadores, apoio aos estados e municípios na aplicação de sistemas e projetos de avaliação educacional, desenvolvimento de sistemas de informação que contemplem estatísticas educacionais e práticas pedagógicas, coordenação das avaliações em cursos de graduação, definição de parâmetros e critérios para a realização de vestibulares, divulgação das informações educacionais obtidas com pesquisas e avaliações e cooperação institucional, financeira e técnica com instituições brasileiras e do exterior.

Sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Como já foi mencionado, o INEP é responsável pela criação de importantes pesquisas e avaliações, tais como o Censo Escolar e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Encceja

O órgão vinculado ao MEC também realiza uma avaliação para compreender melhor o universo da EJA, ou educação de jovens e adultos, destinada àquelas pessoas que voltaram a estudar depois de adultas por terem abandonado a escola e também para os jovens que estão em séries inadequadas às suas idades por não terem tido a chance de frequentar a escola regularmente.

A avaliação, chamada de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou simplesmente Encceja, tem por objetivo avaliar as competências e habilidades de jovens e adultos do EJA, sendo que aqueles que obtém a média mínima de cem pontos recebem o certificado de conclusão do ensino fundamental. O exame não fornece a certificação do ensino médio, visto que tal responsabilidade é do ENEM.

Características do Encceja

Sobre o INEP Encceja

O exame não é obrigatório, sendo assim, podem se inscrever aqueles que têm interesse em obter a certificação e também em eliminar um componente curricular do ano em vigência.

Os alunos do ensino fundamental realizam uma prova composta por questões de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais e de uma redação. Já a prova destinada aos alunos do ensino médio contém questões de linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, além de uma redação.

Os jovens e adultos que desejam se preparar para o exame encontram o material de estudo no site do INEP.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Caracteristicas do INEP Encceja

Pesquisar
Artigos Relacionados