Inep Enade

links patrocinados

Inep Enade

Inep Enade

Sobre o Inep Enade

O governo brasileiro vem incessantemente trabalhando para que a educação brasileira em todos os níveis melhorem cada vez mais e que estejam acessíveis para os brasileiros que fazem parte de diversas classes sociais. Por isso, o Ministério da Educação, mais conhecido como Mec, cuida para que todos os brasileiros tenha acesso a ensino de qualidade para os brasileiros de todas as idades.

Inep – Ministério da Educação

Um dos órgão que fazem parte do Ministério da Educação é o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido pelos brasileiros como INEP.

O Instituto é o responsável, por exemplo, pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que funciona como porta de entrada dos estudantes para diversas universidades públicas e particulares de todo o Brasil.

Informações sobre o Enade

O Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos exames realizados pelo Inep para avaliar como estão os cursos de ensino superior do nosso país. Por isso, periodicamente estudantes do primeiro e último ano de vários cursos regularizados pelo Ministério da Educação precisam fazer as provas do Enade.

O Enade existe desde o ano de 2004, substituindo o antigo Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão, e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. O principal objetivo desde exame é saber como anda o rendimento dos alunos dos cursos de graduação das universidades brasileiras com relação aos conteúdos programáticos, competências e habilidades.

No ano de 2010, por exemplo, os cursos de graduação que passaram pelo Enade foram os seguintes: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia. Os seguintes cursos superiores de tecnologia também foram avaliados: Agroindústria, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.

Se você faz algum curso de graduação mas nunca ficou sabendo se precisava ou não fazer as provas do Enade, não se preocupe. É de responsabilidade das coordenadorias dos cursos e universidades de comunicar aos estudantes que eles precisam comparecer ao Enade para fazer a prova de avaliação do seu curso. Mais informações sobre o Enade e as avaliações dos cursos em diversas universidades brasileiras podem ser encontradas na página do Inep na internet.

 

Inep Enem 2012

Inep Enem 2012

Sobre o Inep Enem 2012

Muitos jovens têm a vontade de freqüentar o ensino superior, mas em muitos casos não possui condições para se inscrever no processo seletivo, ou então não se sente preparado, mas também não possui dinheiro para fazer cursinho preparatório. O que antes parecia um sonho distante, hoje pode se mostrar muito mais palpável.

Depois da reestruturação imposta pelo Ministério da Educação (MEC) quanto ao acesso dos estudantes às vagas das instituições públicas de ensino, as chances de pessoas que antes não tinham tanto acesso ao ensino superior aumentaram. Em 2009, o MEC anunciou a simplificação do processo seletivo, ao invés do vestibular.

Mudanças

O anúncio feito pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, prevê que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, seja utilizada como primordial para a entrada nas instituições federais do país. O Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais (Inep).

Após a mudança, foi criado o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Ele funciona da seguinte maneira: após a divulgação da nota do Enem, o candidato precisa se inscrever através do Sisu para o curso desejado, na instituição desejada. Depois das inscrições finalizadas, o Inep monta uma lista de classificação e os candidatos classificados dentro do número de vagas está dentro da universidade.

Quem não for chamado na primeira chamada não precisa desanimar. A lista do Sisu funciona do mesmo modo que um vestibular, ou seja, existe lista de espera e outras chamadas posteriores. Geralmente acontecem três chamadas de candidatos classificados.

O número de vagas destinadas ao Sisu varia de acordo com cada universidade, mas variam entre 10 e 60% do total de vagas que cada curso suporta. Com o processo unificado ficou ainda mais fácil adentrar ao ensino superior.

Enem deste ano

As inscrições para o Enem deste ano foram finalizadas no último dia 10. O valor da inscrição foi de R$ 35. Os alunos estudantes do último ano do ensino fundamental em escolas públicas foram isentados automaticamente. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h. Os inscritos podem acompanhar as notícias sobre o Exame no portal do Inep.

Pesquisar
Artigos Relacionados