IDESP SP

links patrocinados

IDESP SP

IDESP SP

O IDESP é uma sigla para Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, sendo um documento que indica a qualidade de ensino público, também como o privado, avaliando os sistemas de séries da primeira até a quarta do ensino inicial, bem como da quinta até a oitava do ensino fundamental e também as três séries do ensino médio. Os dois principais critérios avaliativos do IDESP são o fluxo escolar (ou seja, se os alunos faltam ou não às aulas) e o resultado das provas desenvolvidas pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), um projeto que existe desde o ano de 1996.

O objetivo do IDESP é realizar um diálogo com as escolas a partir do resultado desses testes, que embora não sejam definidores quanto a realidade e a qualidade do ensino, servem como fortes indicadores. Os testes realizados são em apenas duas matérias: matemática e língua portuguesa. Como as provas são feitas anualmente, também acaba sendo um comparativo da evolução da instituição de acordo com os resultados finais. Na página oficial, você pode consultar o sistema informatizado com todos os relatórios específicos de cada cidade e também de escolas específicas (sendo que o primeiro tipo de análise é fechada apenas para profissionais da educação e o segundo, de cada escola, pode ser avaliado por qualquer pessoa).

O relatório de uma instituição conta com uma breve explicação do sistema avaliativo e da escola em questão, posteriormente apresentando a tabela final com as médias em cada turma. Os resultados dos alunos são separados nas seguintes categorias: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Depois, é mostrada a média de alunos avaliados, a proporção de alunos avaliados e o índice de cumprimento de metas, sendo que também há uma expectativa de metas a serem cumpridas para o ano seguinte e afins.

Mais informações

Esse é o tipo de iniciativa que serve não apenas como uma avaliação da situação atual de ensino público no Brasil, mas também como arquivo de comparação no futuro, sendo que o teste é bastante básico e fácil de aplicar. O IDESP é responsável pelas provas aplicadas em todo o estado de São Paulo, desde a região metropolitana (Grande São Paulo), a capital e as cidades do interior. Com esse acompanhamento por parte das secretarias de educação, fica mais fácil ver quais as maiores dificuldades dos profissionais na hora de promover um ensino de qualidade (se é a falta de contratação, as horas de trabalho, o salário baixo, o material utilizado).

Para mais informações sobre o IDESP, acesse o site oficial, que tem relatórios desde o ano de 2007 até 2011, podendo ser consultado por qualquer pessoa. Além disso, você descobre o que quer dizer as metas por escola especificamente e fica por dentro da situação de ensino público no estado de São Paulo. Existe uma linkagem na página para outros serviços, como o próprio site da Secretaria de Educação do Estado de SP e as iniciativas realizadas pelo órgão.

<2>Fotos

Idesp SPIdesp SP
Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São PauloÍndice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo
Escolas de São PauloEscolas de São Paulo

Pesquisar
Artigos Relacionados