Guia de Carreiras – Tecnologia da informação

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras – Tecnologia da informação

Guia de Carreiras – Tecnologia da informação

Quem trabalha com tecnologia da informação precisa estar sempre se atualizando e se adaptando às novidades que surgem no mercado. Por isso, esta é a área ideal para fãs de tecnologia e pessoas que gostam muito de videogames. A tecnologia da informação, para muitas pessoas, é vista como uma maneira rentável de se trabalhar com o que era considerado apenas um hobbie. E, para melhorar, o mercado de trabalho tem diversas oportunidades.

O curso de tecnologia da informação também pode ser chamado de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, ou simplesmente de processamento de dados. Segundo Hamilton Martins Viana, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), este setor está crescendo no Brasil e a procura pelos cursos é cada vez maior. Hamilton diz, também, que há estudos que demonstram uma tendência de expansão ainda maior da área.

Mercado de trabalho

As vagas para trabalhar com tecnologia da informação têm apresentado crescimento, principalmente, porque há inúmeros campos de atuação. Um profissional do setor pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de empresa, que ofereça os mais variados serviços. Isso porque o profissional de tecnologia da informação não precisa, necessariamente, trabalhar diretamente com os produtos e serviços que a empresa oferece. É muito comum que o profissional atue na informatização das empresas, desenvolvendo sistemas que otimizam a rotina administrativa.

O curso

A tecnologia da informação é oferecida nas modalidades de bacharelado e curso tecnológico. O curso de processamento de dados, por exemplo, se encaixa na segunda modalidade. Entretanto, apesar de não ser um bacharelado, este curso também permite que o aluno faça pós-graduação, mestrado e doutorado. A grande diferença é que, nos cursos tecnológicos, o foco é a prática para o mercado, enquanto o bacharelado é mais amplo.

Independente da modalidade escolhida, o estudante deve gostar muito de informática e ter jeito com racionício lógico. Dentre as disciplinas oferecidas estão análise e projeto de sistemas, programação de computadores e banco de dados. Segundo André Zampieri, da Universidade Caxias do Sul (UCS), a tecnologia atualmente tem avançado muito rápido, e em ciclos mais curtos do que antes. Por isso, é essencial que os profissionais se reciclem constantemente.

Futuro Tecnologia da Informação

De acordo com o Guia do Estudante, o curso de tecnologia da informação está entre as cinco áreas mais promissoras do país. Segundo Jefferson Zanutto, professor do Centro Universitário Senac, existem cerca de cem mil vagas no Brasil que precisam ser preenchidas. Este número deve aumentar para 400 mil nos próximos quatro anos. Segundo Zanutto, a necessidade de profissionais é tamanha que, muitas vezes, algumas empresas contratam profissionais sem experiência, e investem em sua formação com aulas e cursos de línguas.

Segundo Vital Pereira Júnior, que coordena o curso no Senac de Blumenau, existem duas áreas onde o déficit de profissionais é maior: o gerenciamento de bancos de dados e a administração de redes internas, especialmente as sem fio. O salário inicial para um profissional da área é de R$992, com tendência a aumentos consideráveis após algum tempo de experiência.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Tecnologia da informação:

Profissão Tecnologia da informação Tecnologia da informação - Guia de Carreiras Mercado de trabalho Tecnologia da informação Área de atuação Tecnologia da informação

Pesquisar
Artigos Relacionados