Guia de Carreiras – Ciências contábeis

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras - Ciências contábeis

Guia de Carreiras – Ciências contábeis

Antigamente, quem se formava em ciências contábeis ficava restrito à função de contador, produzindo os registros contábeis de empresas. Contudo, esta realidade começou a mudar de maneira profunda a partir de 2008, quando os profissionais do setor passaram a auxiliar nas decisões dos locais onde atuam. Hoje, o contabilista não se restringe apenas a produzir relatórios e análises financeiras.

Essa mudança na profissão aconteceu porque, em 2008, o Brasil adotou as normas internacionais de contabilidade, alterando o perfil do profissional desta área. De acordo com André Limeira, que fez seu doutorado sobre gestão com concentração em contabilidade no Instituto Universitário de Lisboa, o contador era apenas o “guarda livros” de uma empresa, registrando as movimentações financeiras. Hoje em dia, este profissional é muito importante para auxiliar nas tomadas de decisões das empresas.

Atuação

Quem deseja trabalhar com ciências contábeis precisa, obrigatoriamente, ser bom com números. Por ser voltado para avaliações financeiras, o curso de ciências contábeis envolve uma série de cálculos. Contudo, devido às mudanças nos rumos da profissão, quem se restringe ao curso superior tem grandes chances de não conseguir seu lugar no mercado de trabalho. O contador, atualmente, precisa dominar outros idiomas e cursar especializações, como pós-graduação e MBA. Também é de fundamental importância o conhecimento mais aprofundado sobre mercados financeiros e questões atuais.

Segundo André Limeira, que também é professor na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, a graduação é insuficiente. Limeira compara a função do contabilista a uma corrida, mas sem linha de chegada. Ou seja, é importante se atualizar constantemente, e nunca permitir que os conhecimentos fiquem estagnados. Apesar de um aumento no grau de dificuldade para o exercício da profissão, o mercado de trabalho tem se mostrado interessante para quem cumpre os novos requisitos do setor de ciências contábeis.

Mercado

Quem se forma em ciências contábeis pode atuar em setores como os de recursos humanos, auditoria, gerência financeira e área tributária. Muitos contabilistas também optam por abrir seu próprio escritório. As empresas de pequeno e médio porte, muitas vezes, optam pela terceirização de seus serviços contábeis, o que aquece o mercado de escritórios do setor. No caso das grandes empresas, o mais comum é que possuam equipes próprias.

O importante é que, independente do tamanho de uma empresa, todas precisam de profissionais da contabilidade. De acordo com Jádson Ricarte, membro do Conselho Federal de Contabilidade, mesmo empresas domésticas necessitam destes profissionais. Para estar apto a assinar balanços contábeis, os graduados no curso precisam de aprovação em um exame semelhante ao da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado por aqueles que se formam em direito. Este exame foi instituído em 2011 e, em sua última edição, apresentou 38% de aprovação.

O curso

Em sua fase inicial, o curso de ciências contábeis possui disciplinas mais básicas e elementares, como administração, direito, português e economia. Estas são seguidas pela formação técnica, com disciplinas como contabilidade financeira e planejamento. Também é altamente recomendável que os acadêmicos se atualizem através de palestras e seminários.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Ciências contábeis:

Profissão Contador Mercado de trabalho Ciências contábeis Área de atuação Ciências contábeis Ciências contábeis Guia de Carreiras

Pesquisar
Artigos Relacionados