Guia de Carreiras – Ciências atuariais

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras - Ciências atuariais

Guia de Carreiras – Ciências atuariais

O setor de ciências atuariais é pouco conhecido. Seus profissionais são os responsáveis por calcular valores de planos de previdência e seguros, além de diversos outros produtos e serviços. É de sua responsabilidade definir quais valores precisam ser pagos para que um contrato seja cumprido. Para tal, o atuário se utiliza de matemática financeira, probabilidades e premissas econômicas.

Segundo o atuário Flávio Castro, o desconhecimento do grande público em relação à função faz com que boa parte dos profissionais do setor tenham escolhido esta carreira por influência familiar. Ele próprio é filho de uma atuária. Flávio, atualmente, trabalha no Instituto Brasileiro de Atuária e tem sociedade em uma empresa de consultoria.

O curso

Quem tem interesse em estudar ciências atuariais necessita, antes de tudo, de muito gosto pela matemática. A graduação nesta área tem duração média de quatro anos. Na primeira metade do curso, os estudantes aprendem disciplinas mais básicas, como matemática financeira, economia, estatística e contabilidade. Na metade final da graduação, há as matérias específicas do curso, como contabilidade de seguros, teoria do risco e gerência de risco.

Em alguns cursos de graduação, há também a preocupação com a língua portuguesa. Por vezes, são oferecidas disciplinas relacionadas a comunicação e expressão, além de redação e gramática. Isso porque uma das atribuições do atuário é a elaboração de contratos. Embora o estágio na área não seja obrigatório, é recomendável que os estudantes procurem estagiar para adquirir experiência.

Requisitos

De acordo com Flávio Castro, a matemática é imprescindível, mas não é suficiente. Quem deseja ingressar nesta área deve conhecer bastante de inglês, porque grande parte dos livros sobre ciências atuariais ainda não está disponível em português. A capacidade de concentração também é muito importante, porque os atuários têm de lidar com um grande volume de números. Neste caso, qualquer erro de cálculo pode causar muitos prejuízos às empresas ou aos seus clientes.

Fundos de pensão, seguradoras, mercado financeiro e consultorias são alguns dos destinos de boa parte daqueles que se formam em ciências atuariais. Há também quem prefira permanecer na vida acadêmica, fazendo pós-graduação para, posteriormente, atuar como professor.

Futuro

Flávio vê o futuro da carreira de atuário com bons olhos. Esta profissão será uma das muitas beneficiadas pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil. Isso porque o aquecimento no mercado da construção civil também ajuda, diretamente, a ampliar o mercado de seguros. Outra área que tem auxiliado no crescimento das ciências atuariais é a dos chamados microsseguros, no qual os consumidores podem fazer seguros de bens como televisões, celulares e eletrodomésticos.

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, outra área que vai demandar muitos profissionais das ciências atuariais é a previdência. De acordo com Flávio, os brasileiros estão se preocupando cada vez mais cedo com suas contribuições previdenciárias, o que também cria oportunidades para novos atuários. A remuneração inicial no setor costuma variar entre R$2 mil e R$2,5 mil. Quem atua em grandes empresas, como seguradoras, melhora seu salário consideravelmente com o passar dos anos.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Ciências atuariais:

Profissão Cientista Atuarial Mercado de trabalho Ciências atuariais Área de atuação Ciências atuariais Ciências atuariais Guia de Carreiras

Pesquisar