Globo Esporte Botafogo

links patrocinados

Globo Esporte Botafogo

Globo Esporte Botafogo

O clube de futebol Botafogo foi criado em 1904 com o nome de Electro Club. A ideia de criação do time partiu dos estudantes Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, que começaram a articular a fundação de um novo time durante uma aula de álgebra.

Sobre o clube Botafogo de Futebol e Regatas

O time começou a funcionar com jogadores bastante jovens, com idades entre quatorze e quinze anos. O nome Electro Club permaneceu por apenas um mês, quando a avó de Flávio sugeriu que o nome do time deveria ser Botafogo, por conta do bairro em que os jogadores moravam.
Em 1904 o Botafogo entrou em campo pela primeira vez, mas saiu derrotado. A vitória só aconteceu no ano seguinte, sobre o Petropolitano. Em 1907 o time participou pela primeira vez do campeonato carioca e se sagrou campeão após vencer o Fluminense. O título, porém, só foi reconhecido em 1996.

Em 1942 o clube de futebol decidiu se unir com o clube de regatas Botafogo, dando assim origem ao clube Botafogo de Futebol e Regatas. Com a fusão foram alterados o escudo, a bandeira e a cor dos uniformes dos jogadores.

Informações Globo Esporte Botafogo

Títulos

A década de trinta foi uma das mais gloriosas para o time carioca, que conquistou o tetracampeonato do estado entre os anos de 1932 e 1935. A retomada dos títulos, após a fusão, só aconteceu em 1948, quando o Botafogo novamente venceu o campeonato carioca.

Em 1953 foi contratado pelo clube um dos maiores astros do futebol, Garrincha, conhecido como o anjo de pernas tortas. O jogador extremamente talentoso e seus companheiros de equipe garantiram a vitória do time no Torneio Interestadual, do qual participaram times do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Globo Esporte Botafogo - cobertura

O time carioca viveu uma época gloriosa a partir da década de 60, com a participação na primeira Pequena Copa do Mundo, em que chegou em segundo lugar após disputar a final com o Real Madrid, vitória do Torneio Carioca e da Copa dos Campeões Rio-São Paulo em 1961, vitória do campeonato Carioca, do Torneio Rio-São Paulo e do Pentagonal do México em 1962, vitória do Torneio Internacional de Paris em 1963 e conquista de diversos títulos importantes nos anos seguintes até 1968.

De 1968 até 1989 o clube passou por um período de jejum de títulos e em 2002 o time foi rebaixado para a série B, época em que vieram à tona crises referentes à salários atrasados e movimentos de repressão às torcidas organizadas.

O clube só voltou à elite do futebol em 2004 e desde então passa por uma fase oscilante entre vitórias, títulos, quase rebaixamento e derrotas.

Botafogo Globo Esporte

Quem torce pelo Botafogo pode acompanhar todas as notícias do clube na página oficial do time no portal do Globo Esporte. Para acessar a página basta clicar sobre o logotipo do clube, disponível na parte superior da tela. O espaço online dedicado ao Botafogo conta com vídeos de reportagens sobre o time, entrevistas com jogadores, retrospectiva dos anos de glória, link para blogs de torcedores, ranking das torcidas, calendário de jogos, espaço para palpites de bolões e Botafogo em Números, com histórico das últimas partidas e número de títulos conquistados.

Botafogo Globo Esporte Globo Esporte Botafogo - títulos

Vídeo Globo Esporte Botafogo

Confira um vídeo com um notícia do Globo Esporte sobre o Botafogo

Pesquisar
Artigos Relacionados