GDAE Cadastro de Alunos

links patrocinados

CGDAE Cadastro de alunos

O que é o GDAE?

Também conhecido como Gestão Dinâmica de Administração Escolar, o GDAE é um portal operacional desenvolvido pelo governo de São Paulo para acesso através da internet, com informações relevantes sobre a educação no estado. O principal objetivo do sistema é criar um canal de comunicação direto entre as escolas cadastradas pelo Ministério da Educação (MEC) e a comunidade. O acesso às informações, de domínio público, pode ser feito por pais, responsáveis, alunos e cidadãos em geral.

Cada um possui um setor de acesso específico, que pode ser feito através de senha, com uma base de dados de acordo com a finalidade de destino. As informações são integradas entre as unidades escolares e os órgãos públicos regionais e centrais da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Além de servir de apoio para a administração de cada escola cadastrada, o GDAE representa um caminho importante para que haja um melhor planejamento da tomada de decisões educacionais, de acordo com o histórico de informações disponibilizadas.

Sistema de Cadastro de Alunos

Criado no dia 31 de agosto de 1995, o Sistema de Cadastro de Alunos do GDAE registra dados de alunos, classes e matrículas de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. O sistema foi criado como uma das metas do Programa de Modernização Tecnológica e Informatização, estabelecido pela SEE.

Todos os dados dos estudantes são armazenados de maneira individual, através do segmento Registro do Aluno, ou RA, que traz informações pessoais de identificação e todo o histórico escolar dos estudantes, como matrículas, classes e turmas as quais fez parte, desempenho escolar de cada período letivo.

O Sistema de Cadastro de Alunos traz um quadro evolutivo do aluno, com dados que otimizam a procura de vagas disponíveis para os ensinos fundamental e médio, principalmente na rede pública, o que facilita e antecipa o ato da matrícula de escolas públicas estaduais e municipais.

Além disso, funciona como fonte de dados de matrícula para o Censo Escolar INEP/MEC em todo o estado de São Paulo. O Sistema de Cadastro de Alunos do GDAE é também uma ótima base individualizada de cada estudante cadastrado no Projeto Presença do INEP.

Cadastro no Sistema de Cadastros de Alunos

Para integrar o Sistema de Cadastro de Alunos, é preciso seguir uma série de passos que começam no site do GDAE (http://www.gdae.sp.gov.br).

A princípio basta acessar o link “alunos” na barra lateral e, logo em seguida, “cadastro de alunos”, fornecer o nome de usuário e uma senha de acesso ao sistema que direcionará o usuário ao menu principal para o cadastro dos estudantes.

Para fazer a inclusão de um aluno, é preciso criar um quadro resumo com informações que serão solicitadas pelo sistema, como código da escola, quantidade de salas referentes a cada série e tipo de ensino, número e dados de classe, dentre outras informações que podem ser consultados no próprio site do GDAE.

Tecnologia a serviço da educação

Uma das propostas do Ministério da Educação (MEC) é utilizar a tecnologia como um dos pilares essenciais para a educação básica. Os recursos oferecidos pela Tecnologia da Informação e Comunicação, as TIC, cada vez mais têm sido colocados como fornecedores de informações para a sociedade e utilizados nas escolas, centros educacionais e universidades, na agilização e otimização dos serviços.

Outros investimentos estão sendo direcionados para a capacitação de estudantes, com foco no melhor acesso à internet, e de funcionários e gestores para que utilizem os sistemas de maneira mais eficiente, trazendo mais facilidade no atendimento ao cidadão.

Quando usada a serviço da educação, a tecnologia pode proporcionar o encurtamento de barreiras como a comunicação e distância. E essa é uma das principais metas da Gestão Dinâmica de Administração Escolar (GDAE).

GD Star Rating
loading...
GDAE Cadastro de Alunos, Nota: 4.2 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados